Yvoty Macambira
Artista plástica, formada pela FAAP e doutora em artes pela USP. Ganhadora de diversos prêmios em vários salões de arte brasileiros. Pesquisadora, tem seus textos e ensaios sobre arte registrados em diversas publicações. É professora do curso de pós-graduação em Desenho Industrial da Unifran, em Franca e criadora de objetos de design para o Estúdio Cumaru.

Ouça a entrevista em podcast:*
(ou clique aqui para baixar o arquivo em mp3)
(aprox. 6-8 MB)
 
Confira a primeira parte da entrevista.
 
* Para ouvir é necessário ter instalado o iTunes ou versão atualizada do Windows Media Player (ou outro programa que execute mp3).
 
Veja no JOGO RÁPIDO os livros marcantes para Yvoty Macambira citados no programa:
Livro de cabeceira
Não tenho um só, vai depender do meu estado de espírito. Mas estes "moram” na minha mesa de cabeceira: Pirandello tudo; Maupassant, os contos; Thomas Mann, A Montanha Mágica.

Título obrigatório para um estudante de artes“A História da Arte" de Ernest Gombrich e Giulio Carlo Argan a "Arte Moderna" e "História da arte como história das cidades". São leituras obrigatórias para quem quiser se introduzir na história da arte. Gombrich é um clássico, esse autor tem um texto claro, ágil, conversa com o leitor, troca idéias, se coloca como historiador e também como pessoas e como professora acho que para os jovens isto é muito importante porque a leitura é mais difícil para essa geração tão visual, com tantos apelos sensoriais. A introspecção que a leitura requer é uma conquista lenta, sobretudo para os jovens da era Internet. As Cartas a Théo, de Van Gogh: Sabe aquela história dos 10% de talento e 90% de transpiração?

Para qual escritor você gostaria de ilustrar, fazer uma capa?
Nunca tinha pensado nisto, mas para responder sua pergunta acho que gostaria de tentar captar algo Pirandello, tão próximo e ao mesmo tempo tão distante do meu universo. Aquela ilha misteriosa, quente e cinza que é a Sicília. Acho que eu tentaria fazer fotografias dos lugares, das pessoas e do mar.

Autores indispensáveis e seus livros
Luigi Pirandello, “A luz da outra casa"; Clarice Lispector, tudo, Virginia Woolf, Mrs. Dalloway, Orlando e Thomas Mann, A Montanha Mágica.

Romance do coração
O Conde de Monte Cristo de Alexandre Dumas.
O Lobo das Estepes de Hermann Hesse.

Um Criador e sua obra
Definitivamente Pirandello.

Um imortal
Clarice Lispector.

Seus poetas
Manoel Bandeira; Porquinho da Índia, Cecília Meirelles; Cancioneiro da inconfidência e os Hai Kais japoneses, principalmente Bachô. Mario de Andrade também. No momento leio Flávio Carvalho Ferraz, "Cama de Campanha". Foi uma grata surpresa, sempre dá medo ler coisas de amigos, e se for ruim e a gente tiver que opinar? Mas as poesias de Flávio são excelentes.

Nota de rodapé
Releia livros que foram importantes para você em algum momento. É uma aula de auto-conhecimento. As surpresas são enormes; um livro que marcou e modificou sua vida num certo momento poderá não significar nada na sua fase atual e vice versa. Acho que também vale a pena reler os que a gente não gostou...
 
Mais sobre Yvoty Macambira na internet:
www.estudiocumaru.com.br


 
       
©2007-2008 Mona Dorf / Rádio Eldorado
Todos os direitos reservados