Tatiana Belinky
Uma das escritoras de livros infantis mais conhecidas no Brasil, com mais de cem obras publicadas. Nasceu na Rússia, em 1919, e veio pequena ao Brasil, com apenas dez anos de idade, fugindo das guerras civis que assolavam a então União Soviética. Além dos livros infantis, que escreve até hoje, Tatiana ficou famosa por ter sido responsável pela primeira adaptação do "O Sítio do Pica-Pau Amarelo", de Monteiro Lobato, em parceria com o marido Julio Gouvêia, para a televisão. Já recebeu muitos prêmios literários pelas suas histórias e trabalhos realizados na televisão(TV Cultura) e no teatro, entre eles o Jabuti.

Ouça a entrevista em podcast:*
(ou clique aqui para baixar o arquivo em mp3)
(aprox. 6-8 MB)
 
Confira a primeira parte da entrevista.
 
* Para ouvir é necessário ter instalado o iTunes ou versão atualizada do Windows Media Player (ou outro programa que execute mp3).
 
Veja no JOGO RÁPIDO os livros marcantes para Tatiana Belinky citados no programa:
Livro de cabeceira
Por incrível que pareça é a Bíblia, o Velho ou o Novo Testamento é uma biblioteca! Qualquer lugar que você abra, você achará alguma coisa interessante. É um livro fascinante. Além do que, é um grande livro de pesquisa para qualquer trabalho.

E hoje o que você está lendo?
“Você pensa que é humano?” - Felipe Fernandez Arnesto.

Autores prediletos
É como meus compositores de música depende do dia depende, da hora, depende da minha vontade, da minha disposição...

Segredo de uma boa literatura infantil
Não esquecer de que foi criança e ler muito. Ter olhos para enxergar não só para ver. O cotidiano é tão rico; olhar as coisas ao redor de nós.

Para encerrar uma poesia que você gosta
Eu brinco com o ritmo, com a poesia e a criança adora brincar com as palavras. Nada melhor do que estar rodeado por crianças. Eu só consigo brincar, sendo uma delas.

“Um grande estrondo,um galho partiu-se no velho carvalho. O sapo tão aflito tentou pegar o mosquito. Se despencou nesse galho” - Tatiana Belinky
 


 
       
©2007-2008 Mona Dorf / Rádio Eldorado
Todos os direitos reservados