Simone Galib
Jornalista. Trabalhou por 17 anos na Folha de S.Paulo. Em 94, ganhou o Prêmio Folha de Jornalismo com uma reportagem especial no caderno Turismo. Simone foi editora assistente da coluna Joyce Pascowitch e na Editora Globo, fez a coluna semanal Gente na revista Época. Foi ainda editora-adjunta da revista Quem, dirigida por Joyce e do site Glamurama, um dos mais visitados. Ela é co-autora junto com Filomena Amoroso do livro: Os Códigos Da Alma - No Grande Jogo Das Freqüências. Atualmente, é editora-executiva de uma das revistas mais descoladas, a revista Joyce Pascowitch.

Ouça a entrevista em podcast:*
(ou clique aqui para baixar o arquivo em mp3)
(aprox. 6-8 MB)
 
Confira a primeira parte da entrevista.
 
* Para ouvir é necessário ter instalado o iTunes ou versão atualizada do Windows Media Player (ou outro programa que execute mp3).
 
Veja no JOGO RÁPIDO os livros marcantes para Simone Galib citados no programa:
Livro que pretende ler
O mundo de Sophia de Jostein Gaarder, um romance da história da filosofia.

Livro de cabeceira
O Profeta de Kahlil Gibran, escritor árabe. Esse livro o tornou conhecido internacionalmente. Mistura a sabedoria do Oriente com a sensibilidade dos textos literários.

Gênero predileto
Romance, ficção e filosofia.

Um livro ou autor para entender o mundo de hoje
O amor nos Tempos do Cólera de Gabriel García Márquez. A história nos mostra que vale sempre ter um sonho, porque ele pode ser real. Aliás, no meu livro há um capítulo inteiro dedicado aos sonhos.

Você gosta do assunto turismo e viagens, que leituras você pode recomendar nesse sentido?
A revista Traveller, da Condé Nast, é a melhor do mundo para turismo. Mas agora tem também a J.P Viaja, que a Editora Glamurama lançou em janeiro. E a estréia foi com uma matéria minha sobre o
Egito, aliás, as minhas férias.

Escritores que influenciam seu jeito de escrever
Eu leio desde muito menina, mas a grande influência foi a mídia, jornalistas como Paulo Francis. Acabei incorporando um estilo mais coloquial, de escrever como se fala, de escrever colocando o sentimento, levando o leitor junto, sempre com um olhar mais diferenciado, mais apurado. Faço muito isso também quando estou editando a revista.

Autores fundamentais para você
Amo de paixão Gabriel García Márquez.

Literatura brasileira
Clarice Lispector, Adélia Prado, a poesia de Vinicius de Moraes, Carlos Drummond e Jorge Amado.

Obras para mulheres descoladas e contemporâneas
Os livros de Inês Pedrosa, escritora e jornalista portuguesa, principalmente o primeiro: Fazes-me Falta. Os livros do filósofo Alain de Botton e os do jovem autor Santiago Nazarian, já premiado, e nosso colaborador na revista.

Biblioteca básica
Não pode faltar: Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez.

Nota de rodapé
"Existe somente uma idade para a gente ser feliz... Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se Presente e tem a duração do instante que passa". Mário Quintana.
 


 
       
©2007-2008 Mona Dorf / Rádio Eldorado
Todos os direitos reservados