Odilon Moraes
Arquiteto de formação, ele é ilustrador e autor. Na escrita, estreou com o livro A princesinha medrosa de 2002, e depois lançou Pedro e Lua de 2004, ambos ganhadores do Prêmio de Melhor Livro do Ano, oferecido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Odilon desenvolve alguns projetos especiais, como o livro-objeto Ismália (Cosac Naify, 2006), criado a partir do poema de Alphonsus de Guimaraens.

Ouça a entrevista em podcast:*
(ou clique aqui para baixar o arquivo em mp3)
(aprox. 6-8 MB)
 
Confira a primeira parte da entrevista.
 
* Para ouvir é necessário ter instalado o iTunes ou versão atualizada do Windows Media Player (ou outro programa que execute mp3).
 
Veja no JOGO RÁPIDO os livros marcantes para Odilon Moraes citados no programa:
O quê você está lendo? O quê Recomenda?
o livro Monteiro Lobato, de Marisa Lajolo e João Luiz Ceccantini

Obras fundamentais na sua vida
Como eu sou ilustrador gostaria de falar duas coisas, um ilustrador e um pintor, porque as duas coisas andam juntas. Fernando Pessoa – O livro do desassossego. E o pintor é Caravaggio, a luz e sombra dele são muito fortes.

Uma descoberta recente
Vander Piroli, escritor mineiro que escrevia entre outros textos infantis. Um livro dele é O Matador.

Livro da infância
Cresci com uma coleção de Mitologia Grega do Meu pai, ilustrada com pinturas, da editora Abril.
E Monteiro Lobato entrou para mim via a mitologia

Os mestres da literatura infanto-juvenil?
No Brasil tem muita gente boa, como Angela Lago, Roger Melo, Maurice Sendak, Silverstein. Vale a pena conhecer essa leva de ilustradores que também estão dentro da leva de livros infanto-juvenil de uma forma muito especial.

Um autor que você adoraria ilustrar um livro
Guimarães Rosa. E um livro com o autor vivo também é muito legal de fazer pois você pode conversar, trocar suas impressões. Adoraria ilustrar Adélia Prado, Ferreira Gullar, para eu ter a oportunidade de discutir a própria linguagem da palavra e da imagem que vai entrar junto.

Uma boa coleção infantil
Descobrir os ilustradores brasileiros Angela Lago, Roger Melo, Nelson Cruz, tem muita gente que entrou nessa literatura e eu acho que hoje em dia eles ajudam a fazer um novo tipo de literatura. Vale a pena conhecer, não vou dar título e sim as pessoas.
 


 
       
©2007-2008 Mona Dorf / Rádio Eldorado
Todos os direitos reservados