Diléa Frate
Jornalista, roteirista de televisão, artista plástica e escritora. É formada pela ECA – USP e escreve para o Programa do Jô. Além de organizadora do site: Companhia da Boa Notícia, escreveu os livros: Procura-se Hugo; Histórias para Acordar e Fábulas Tortas, premiados pela APCA e agraciados com a menção honrosa da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Em breve, o Instituto Benjamin Constant disponibilizará os livros de Diléa em Braille.

Ouça a entrevista em podcast:*
(ou clique aqui para baixar o arquivo em mp3)
(aprox. 6-8 MB)
 
Confira a primeira parte da entrevista.
 
* Para ouvir é necessário ter instalado o iTunes ou versão atualizada do Windows Media Player (ou outro programa que execute mp3).
 
Veja no JOGO RÁPIDO os livros marcantes para Diléa Frate citados no programa:
Romance do Coração
O meu pé de laranja lima de José Mauro de Vasconcellos. Era bem criança, e até hoje me lembro das sensações que o livro provocou.

Título que você mais leu para seus filhos
Tenho três filhos e sempre li de tudo para eles. Mas o livro que mais li para o meu filho mais novo foi a história original do meu primeiro livro, “Procura-se Hugo” que ele praticamente me obrigou a escrever só para ficar ouvindo a mesma história com as mesmas vírgulas. Criança adora repetições. Acho que dá segurança.

O que você está lendo agora?
Estou lendo tudo que não tinha lido da Doris Lessing que, graças ao prêmio Nobel, têm novos e ótimos romances editados aqui. Acabei de ler: As Avós; maravilhoso, e estou lendo agora Amor, de Novo.

O que pretende ler? Quais livros te esperam na prateleira?
Estou com: A Menina que Roubava Livros lido pela metade, que abandonei por causa dos livros da Doris Lessing. Sou muito curiosa e por isso, infiel. Costumo voltar e acabar. Mas, O Homem Comum de Philip Roth está na fila, me tentando...

Algum livro festejado que te decepcionou ?
Equador, do português Miguel Tavares. Todo mundo me disse que gostou, mas eu larguei no meio.

Um livro não festejado que te surpreendeu
Invertendo os papéis, de David Lodge. É um livro fabuloso.

Livros marcantes na sua vida
Orlando- O Retrato de Dorian Gray- Os pilares da terra- O castelo- O amante de Lady Chatterley, Gabriela Cravo e Canela, O gato malhado e a andorinha Sinhá, Os catadores de conchas, Feliz Ano Novo, O despertar dos magos, Invertendo os Papéis, nossa, são tantos, todos os livros bons sempre deixam alguma marca na gente.

Novos autores para o público infantil que conquistariam as crianças...
Acho que, primeiro, os velhos deveriam ser apresentados a elas. As crianças de hoje, por exemplo, não lêem mais Monteiro Lobato. Nem Oscar Wilde que tem coisas divinas para elas.

Um clássico imprescindível
Tudo de Fernando Pessoa e Manuel Bandeira.
Em prosa, Guerra e Paz de Tolstoi.

Texto ao qual vocêrecorre nas horas difíceis
Novena de Santo Antônio e a folhinha do Sagrado Coração de Jesus. Também costumo consultar: Dicionário de Sonhos de Zolar.
 
Mais sobre Diléa Frate na internet:
www.fotoparadeporto.com.br/vacanja.asp


 
       
©2007-2008 Mona Dorf / Rádio Eldorado
Todos os direitos reservados