Cristina Monteiro
Executiva, formada em Ciências Contábeis com Pós Graduação em Finanças pelo IBMEC do Rio de Janeiro. Atualmente é diretora Executiva e Chief Operating Officer de um banco de investimento americano, o J.P Morgan.

Ouça a entrevista em podcast:*
(ou clique aqui para baixar o arquivo em mp3)
(aprox. 6-8 MB)
 
Confira a primeira parte da entrevista.
 
* Para ouvir é necessário ter instalado o iTunes ou versão atualizada do Windows Media Player (ou outro programa que execute mp3).
 
Veja no JOGO RÁPIDO os livros marcantes para Cristina Monteiro citados no programa:
O que não deve faltar de leitura na vida de uma executiva
Todas as leituras que sejam não técnicas (risos). Penso que temos que olhar para fora e ler algo que nos faça pensar fora do círculo profissional, para refrescar, tomar ares diferentes. O Amante de Margarite Duras é um bom começo. A um filósofo, por exemplo, sugiro ler um bom livro sobre o Mercado Financeiro (risos)!

E de uma mulher?
Os títulos que nos façam pensar sobre a condição feminina e como nos inserimos no mundo moderno. Títulos que nos levem a reflexão da inserção do feminino na sociedade. Adoro os mitos gregos com suas deusas, todas tão complexas, e recomendo os volumes do Junito de Sousa Brandão. Tem um outro livro chamado As Deusas e as Mulheres da Jean Shinoda Bolen (médica psiquiatra e analista junguiana) que descreve a busca da origem da mulher, da sua historia, do seu mito. A autora descreve os caminhos da mulher baseado em imagens simbólicas trazidas pelas deusas gregas.

Livro de cabeceira
No momento, Ética Prática e Vida Ética ambos do Peter Singer. Simplesmente indispensável para poder digerir o mundo que passa em nossas janelas.

Romance do coração
Dom Casmurro de Machado de Assis. Simplesmente me fascina aquela Capitu!

Um livro que ajude na superação de altos e baixos?
A Consolação da Filosofia de Boecio. Preciso ler e reler todas as vezes que tenho sofrimentos gerados por focar nas coisas equivocadas!

Um imortal
Machado de Assis (100 vezes!)

Uma obra que mudou sua vida
Reinações de Narizinho. O Monteiro Lobato foi o meu mentor, meu companheiro, meu amigo, meu querido. Fez-me dormir com a luz acesa, acordar e procurar o livro na cama; levar bronca da minha mãe (larga esse livro e vem comer!). O Monteiro Lobato me levou, como menina a sonhar, e me fez uma mulher mais integrada com minhas fantasias.

Um título para ler em viagem
Um bom guia. Pelo amor de deus não se pode viajar sem um guia bem completo do lugar que se vai visitar!

Uma surpresa recente
Teatro Completo de Nelson Rodrigues. Nunca tinha lido nada dele (apesar da indicação da
minha amiga Jaboticaba) e fiz um curso de teatro ano passado onde encenei a Geni. O sujeito é excepcional!

O que seu melhor amigo(a)está lendo?
As Intermitências da Morte de José Saramago.

Prosa ou poesia
Prosa.

Literatura predileta
Sou dos romances. Quem pode escapar dos enredos bem escritos, de histórias de vidas que refletem sua própria biografia muitas vezes?

Autores brasileiros
Machado de Assis, Graciliano Ramos e Clarice Lispector.

Título que você sempre quis ler, mas nunca arrumou tempo
Ulisses de James Joyce. Em busca do Tempo Perdido de Marcel Proust. O Processo de Franz Kafka que já comecei 877 vezes. Rs! E A Montanha Mágica de Thomas Mann.

Nota de Rodapé
"Aqueles que desejam a paz de espírito e a felicidade têm que acreditar e abraçar a fé, enquanto aqueles que desejam perseguir a verdade devem renunciar a paz de espírito e devotar sua vida à investigação". Nietzsche
 


 
       
©2007-2008 Mona Dorf / Rádio Eldorado
Todos os direitos reservados