Adriana Lisboa
Escritora, formada em música, mestre em literatura brasileira e doutora em literatura comparada. Ficou entre os 10 finalistas do Jabuti 2008, com seu romance Rakushisha. Foi flautista, cantora e professora durante alguns anos. Seus livros: Os fios da memória; Sinfonia em branco; Um beijo de colombina;Rakushisha; Língua de trapos e O coração às vezes pára de bater. Foi selecionada para o Bogotá 39 e foi à Paris escrever um romance pelo projeto: Amores Expressos. Lançou o livro: Contos populares japoneses.(Fotos: Carlos Luz e Daniel Mordzinski)

Ouça a entrevista em podcast:*
(ou clique aqui para baixar o arquivo em mp3)
(aprox. 6-8 MB)
 
Confira a primeira parte da entrevista.
 
* Para ouvir é necessário ter instalado o iTunes ou versão atualizada do Windows Media Player (ou outro programa que execute mp3).
 
Veja no JOGO RÁPIDO os livros marcantes para Adriana Lisboa citados no programa:
Apesar de sua juventude você já escreveu muito e foi premiada por seus livros. Tem algum que você gostou mais do resultado?
Rakushisha.

O que você está lendo no momento?
Housekeeping de Marilynne Robinson.

O que pretende ler?
Desert Solitaire de Edward Abbey.

Autores que são referência para a sua escrita
Guimarães Rosa, Machado de Assis, Manuel Bandeira, José Saramago, Carlito Azevedo, Claudia Roquette Pinto e Paulo Henriques Britto.

Obras que marcaram
Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis.
Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa.
Memorial do Convento de José Saramago.

Colegas escritores da nova safra que você aprecia
Marcelo Moutinho, Adriana Lunardi, Susana Fuentes, André de Leonis e Claudia Lage.

Nota de rodapé
“A linguagem e a vida são uma coisa só. Quem não fizer do idioma o espelho de sua personalidade não vive; e como a vida é uma corrente contínua, a linguagem também deve evoluir constantemente. Isso significa que como escritor devo me prestar contas de cada palavra e considerar cada palavra o tempo necessário até ela ter novamente vida. O idioma é a única porta para o infinito, mas infelizmente está oculto sob montanhas de cinzas." João Guimarães Rosa
 
Mais sobre Adriana Lisboa na internet:
www.adrianalisboa.com.br


 
       
©2007-2008 Mona Dorf / Rádio Eldorado
Todos os direitos reservados