As entrevistas, com os arquivos de áudio e a lista dos livros citados, são publicadas aqui, diariamente, logo após a transmissão de cada programa pelo rádio.

Abel Rocha - Maestro. Professor de regência da Faculdade de Música da UniFIAM/FAAM, além de ministrar aulas e workshops regularmente em festivais e cursos de férias. Desde 2004 é Diretor Artístico e Regente Titular da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, e dirige o Collegium Musicum de São Paulo desde 1983.

confira como foi a entrevista de 27.03.2007 >
 
 

Adriana Cury - Publicitária. Chairwoman da McCann Erickson do Brasil. Com oito leões no currículo e vários outros prêmios. Eleita pela Revista Forbes uma das "Mulheres mais Influentes do Brasil" nas áreas de Marketing e Publicidade. Participa do comitê mundial de criativos do grupo McCann Erickson.

confira como foi a entrevista de 28.08.2007 >
 
 

Adriana Falcão - Escritora, roteirista de cinema e televisão.
Escreveu e colaborou para séries da TV Globo. Autora de vários livros, como: Mania de Explicação, Pequeno Dicionário de Palavras ao Vento; além da coletânea de contos Tarja Preta e do romance, A Máquina. Seu último livro: Sonho de uma Noite de Verão é uma adaptação moderna da comédia de Shakespeare no Brasil.

confira como foi a entrevista de 03.07.2007 >
 
 

Adriana Lessa - Atriz, bailarina e cantora. Fez várias novelas, musicais, minisséries e filmes. Destacam-se: Cabaret Brazil, O Samba Mandou me Chamar, Terra Nostra,O Clone e Senhora do Destino. É apresentadora do TV Fama na RedeTV.

confira como foi a entrevista de 25.06.2007 >
 
 

Adriana Lisboa - Escritora, formada em música, mestre em literatura brasileira e doutora em literatura comparada. Foi flautista, cantora e professora durante alguns anos. Seus livros: Os fios da memória; Sinfonia em branco; Um beijo de colombina;Rakushisha; Língua de trapos e O coração às vezes pára de bater. Foi selecionada para o Bogotá 39 e foi à Paris escrever um romance pelo projeto: Amores Expressos. Lançou o livro: Contos populares japoneses.

confira como foi a entrevista de 01.07.2008 >
 
 

Afonso Borges - Jornalista, escritor, produtor cultural e idealizador do projeto: Sempre Um Papo. Ele tem quatro livros publicados: Retrato de Época, Bandeiras no Varal, Profecia das Minas e Sinal de Contradição – Conversas com Frei Betto, publicado também na Suíça e Argentina. Colaborou nos livros: Chatô – o Rei do Brasil, de Fernando Morais, e O Desatino da Rapaziada – Jornalistas e Escritores em Minas Gerais de Humberto Werneck.

confira como foi a entrevista de 16.05.2008 >
 
 

Alain Fresnot - Cineasta, sócio-proprietário da A.F Cinema e Vídeo. Produziu dezenas de filmes, dirigiu dramas e comédias como: Ed Mort e Desmundo. É vice-presidente da Associação Paulista de Cineastas, além de professor convidado de Direção no Studio Fátima Toledo.

confira como foi a entrevista de 17.08.2007 >
 
 

Alcione Araújo - Roteirista de cinema e TV, dramaturgo, ensaísta e cronista, romancista, com mais de 28 anos de experiência. Escreveu peças consagradas como "Vagas para moças de fino trato", "Muitos anos de vida" e "Doce Deleite". Escreveu, entre outros, o roteiro "Policarpo Quaresma", pelo qual ganhou o Kikito e o Candango de Melhor Roteiro de longa metragem. A coletânea de crônicas que escreve semanalmente para o Jornal Estado de Minas, intitulada Urgente é a Vida, (Ed. Record) ganhou o prêmio Jabuti 2005. Seu romance Nem mesmo todo o oceano (Ed. Record) foi finalista do Prêmio Jabuti 1999. Em 2008 lançou o romance Pássaros de vôo curto (Ed. Record)

confira como foi a entrevista de 11.12.2008 >
 
 

Alessandra Blocker - Formada em Letras - Russo e Português pela USP, Alessandra tem mestrado em Literatura Russa na Universidade de Columbia em Nova York, onde morou por mais cinco anos e trabalhou numa das maiores agências literárias de lá. Voltando ao Brasil foi Gerente de Direitos Estrangeiros da Editora Objetiva. Em 2003 fundou a sua própria editora, a Jaboticaba.

confira como foi a entrevista de 31.12.2008 >
 
 

Alessandra Lopes - Locutora da Eldorado FM. Colaborou na AM com o Eldorado à Noite e já entrevistou vários ídolos da MPB e gringos da pesada como Chrissie Hynde, a vocalista do The Pretenders. Ela comanda o Trilhas e Tons; informa as notícias do Brasil e do mundo; dá as melhores rotas para fugir do trânsito; além de tocar boa música! Ela cursou letras e agora faz história, também na USP e adora ler!

confira como foi a entrevista de 20.08.2008 >
 
 

Alexandre Martins Fontes - Diretor executivo da Martins Fontes Editora. Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, é publisher da Martins Fontes, há 15 anos. Antes de assumir a posição que ocupa hoje, trabalhou como designer gráfico e ilustrador no Brasil e nos Estados Unidos.

confira como foi a entrevista de 12.11.2007 >
 
 

Alice Ruiz - Poeta, letrista, e publicitária, Alice já publicou, até agora, 15 livros, entre poesia, traduções e uma história infantil. Entre seus livros, estão mais recentes estão, Dois em Um, Conversa de Passarinhos e Salada de Frutas. Alice também é compositora e parceira de músicos como Itamar Assumpção, Arnaldo Antunes, Waltel Branco, Zeca Baleiro, Alzira Espíndola, Chico César e José Miguel Wisnik, entre outros.

confira como foi a entrevista de 13.03.2009 >
 
 

Amir Labaki - Jornalista. Fundador e diretor do Festival Internacional de Documentários: É Tudo Verdade, o jornalista Amir Labaki foi duas vezes diretor do MIS - Museu da Imagem e do Som - da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo - 1993/1995 e 2003/2005. Ele fala dos livros que importam para documentaristas e cinéfilos.

confira como foi a entrevista de 30.03.2007 >
 
 

Amyr Klink - Já foi chamado de navegador solitário, mas, ele nunca esteve só, pois leva no mínimo cento e cinqüenta livros nas viagens. Afirma que foi por causa da literatura que se lançou às aventuras marítimas. Suas viagens viraram livros e se tornaram best-sellers, com belíssimas histórias e relatos traduzidos em letras e imagens. Seu livro mais recente é Linha D`Água.

confira como foi a entrevista de 03.09.2007 >
 
 

Ana Carolina de Oliveira Ramos - Ouvinte do Letras. Formada em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Trabalhou com publicidade e no Instituto Camões aqui em São Paulo, divulgando a cultura portuguesa. Sua tese de mestrado é sobre Machado de Assis. Além de ser mãe de Fausto, um lindo bebê, Ana ainda arruma tempo para estudar alemão e administrar o blog: oliveiraramos.com

confira como foi a entrevista de 12.06.2008 >
 
 

André Fischer - Formado em economia pela UFRJ, fundou o Festival MiX Brasil de Cinema da Diversidade Sexual, hoje exibido em 31 cidades brasileiras, em sua 16ª edição. Apresenta os programas Cine MixBrasil, no Canal Brasil.
Criou e edita o site do MiX Brasil na Internet (www.mixbrasil.com.br). Ainda edita a revista Junior, pioneira nas publicações gays não-eróticas. André é autor de “Como o Mundo Virou Gay?” (Ediouro), "Sozinho na Cozinha", (Jaboticaba), tradução e adaptação do best-seller americano "Dicas de Sexo para Mulheres por Um Homem Gay",(Jaboticaba).

confira como foi a entrevista de 17.11.2008 >
 
 

André Mehmari - Pianista, arranjador, compositor e multiinstrumentista. Detentor de vários prêmios, entre eles o Prêmio Visa de MPB Instrumental e Revelação do Prêmio Carlos Gomes de 2006. Este ano foi convidado, para ser compositor residente da Banda Sinfônica do Estado. Sua discografia reúne cinco cds e a participação, como pianista e arranjador, em diversos projetos.

confira como foi a entrevista de 11.05.2007 >
 
 

André Sturm - Cineasta, fez vários curtas metragens e o longa: Sonhos Tropicais baseado em livro de Moacyr Scliar. Criador e diretor da Pandora Filmes, lançou: 2046, A Menina Santa, Elsa e Fred. Ele é coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural da Secretaria da Cultura de SP que promoverá o Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho em São Francisco Xavier, no distrito de São José dos Campos, SP. André lançou recentemente seu segundo longa-metragem: Bodas de Papel.

confira como foi a entrevista de 13.03.2007 >
 
 

Andrea Bassit - Atriz e autora, formada pela Escola de Arte Dramática da USP. Escreveu e atua no espetáculo "As Turca", dirigido por Regina Galdino; atuou na novela “Mulheres Apaixonadas”, de Manoel Carlos, no “Programa Sandy e Jr.”, Retrato Falado e Álbum de Casamento, todos na TV Globo. Atuou e é co-autora de “Filhos do Brasil”, Prêmio Shell de Melhor Música/2000 e de “As Favoritas do Rádio”, Premiado na Jornada Sesc de Teatro Musical/94.

confira como foi a entrevista de 15.03.2007 >
 
 

Andréa Del Fuego - Escritora, formada em publicidade, trabalhou como produtora em cinema e revistas. Seus livros são: Minto enquanto Posso, Nego Tudo e Engano Seu, integrando outras publicações: As antologias, Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século, Trinta Mulheres que estão Fazendo a Nova Literatura Brasileira e Fábulas de Mercearia. Em 2008, lançará o romance juvenil, Sociedade da Caveira de Cristal.

confira como foi a entrevista de 09.08.2007 >
 
 

Ângela Aranha Coelho - Coordenadora do evento na Paulista, do programa São Paulo: Um Estado de Leitores. Formada em letras pela USP e pós-graduada lactu-sensu em tradução português e francês. Ministrou oficinas literárias na Casa Mário de Andrade e atualmente trabalha na Abaçaí Cultura e Arte.

confira como foi a entrevista de 08.10.2007 >
 
 

Angela Lago - Ilustradora e escritora. Formada em Serviço Social, estudou desenho gráfico na Escócia. Publicou cerca de 30 livros no Brasil e no exterior e ilustrou títulos de autores como José Paulo Paes e Ferreira Gullar. Recebeu diversos prêmios Jabuti e da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e outros internacionais. O livro Cena de Rua foi incluído em uma coletânea da Abrams Press, de Nova York, selecionado entre os quinze melhores livros de imagens do mundo. Outro ponto alto é o livro Cântico dos cânticos como também João Felizardo - O rei dos negócios, finalista no Jabuti 2008.

confira como foi a entrevista de 07.10.2008 >
 
 

Anna Verônica Mautner - Psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Formada em Ciências Sociais com mestrado em Psicologia Social pela USP. Publicou os livros: Crônicas Científicas e Cotidiano nas Entrelinhas. Ela é também cronista e tem vários artigos publicados.

confira como foi a entrevista de 13.06.2008 >
 
 

Annelise Godoy - Publicitária e produtora cultural, já passou pelas grandes agências publicitárias do mercado, como MacCann Erickson, J. Walter Thompson, e instituições financeiras como o ABN Amro. Hoje, dirige a Philarmonia Brasileira.

confira como foi a entrevista de 18.05.2007 >
 
 

Antônio Campos - Curador da Fliporto. Filho do contista,
romancista e poeta Maximiano Campos. Formado em Direito e especialista em Direito Empresarial, Eleitoral, Tributário e Comercial. Autor de artigos, ensaios, poesias e análises literárias.

confira como foi a entrevista de 27.09.2007 >
 
 

Antonio Martins da Costa - Engenheiro civil, com MBA pela Universidade de Porto, diretor-presidente da Energias do Brasil, uma holding que reúne empresas de energia elétrica nas áreas de distribuição e geração, controlada pela Energias de Portugal. Martins começou sua carreira em 1976 como docente universitário de Engenharia, entrou na Energias de Portugal, em 1981, retornando ao Brasil em 2003.

confira como foi a entrevista de 06.04.2007 >
 
 

Antonio Penteado Mendonça - Membro das Academias Paulista de Letras e de História. Advogado, radialista e jornalista. Apresenta na Eldorado AM o programa: Crônicas da Cidade. É autor dos livros Crônica da Cidade, Crônicas de amor e outras histórias; A cidade em movimento e O Toque do Verde,a natureza na cidade de São Paulo.

confira como foi a entrevista de 24.09.2007 >
 
 

Antonio Prata - Cursou Ciências Sociais na PUC-SP, foi cronista por 6 anos da Revista Capricho, e escreveu crônicas para o Guia do Estado. Escreve aos domingos, quinzenalmente no caderno Metrópole, do Estadão.
Já tem 6 livros publicados, entre eles estão Douglas e outras histórias, As pernas da tia Corália, Estive pensando e O inferno atrás da pia. Está acabando seu primeiro romance, que se passa em Xangai, para onde viajou a convite do projeto Amores Expressos.

confira como foi a entrevista de 25.11.2008 >
 
 

Antônio Prata - Cursou Ciências Sociais na PUC-SP, foi cronista por 6 anos da Revista Capricho, e escreveu crônicas para o Guia do Estado. Escreve aos domingos, quinzenalmente no caderno Metrópole, do Estadão.
Já tem 6 livros publicados, entre eles estão Douglas e outras histórias, As pernas da tia Corália, Estive pensando e O inferno atrás da pia. Está acabando seu primeiro romance, que se passa em Xangai, para onde viajou a convite do projeto Amores Expressos.

confira como foi a entrevista de 17.02.2009 >
 
 

Araquém Alcântara - Fotógrafo e jornalista. Com mais de trinta anos de experiência, trabalhou na: IstoÉ, Veja, O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde. Possui o livro de fotos mais vendido no país: Terra Brasil, de 1998. Documentarista e pioneiro na fotografia de natureza. Seu último livro é Águas do Brasil.

confira como foi a entrevista de 20.05.2008 >
 
 

Arrigo Barnabé - Músico e compositor. Participou de festivais pela Europa e América do Sul. Autor de discos como: Clara Crocodilo, Tubarões Voadores e Missa In Memoriam Itamar Assumpção. Ganhador de diversos prêmios, incluindo o APCA 2005. Faz trilhas sonoras para filmes, peças e óperas. Atualmente, é professor de composição no departamento de cursos livres da ULM e apresenta o Supersônica na Rádio Cultura.

confira como foi a entrevista de 01.06.2007 >
 
 

Arthur de Mattos Casas - Arquiteto e designer paulista. Tem seus trabalhos publicados internacionalmente em diversos livros, catálogos e sites. Expôs em Bienais de Arquitetura, com diversos prêmios.

confira como foi a entrevista de 16.05.2007 >
 
 

Ary Benclowicz - Diretor da Nobel, responsável pelas atividades da editora com os selos Nobel, Marco Zero, Studio e Conex. Foi Presidente da Câmara Brasileira do Livro, da Associação Brasileira de Direitos Autorais e Diretor da ANL-Associação Nacional de Livrarias.

confira como foi a entrevista de 31.08.2007 >
 
 

Augusto Nunes - Jornalista. Foi redator-chefe da revista Veja, diretor de redação das revistas Época, Forbes, dos jornais: O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Inaugurou o programa Roda Viva na TV Cultura e ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo quatro vezes. Escreveu vários livros obrigatórios, entre eles: Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer. Hoje, é diretor editorial do grupo CBM.

confira como foi a entrevista de 02.10.2007 >
 
 

Aurélio Michiles - Documentarista, consagrou-se com o longa-metragem O Cineasta da Selva, que recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Dirigiu mais de uma dezena de filmes documentários: Encontro dos Sabores no Rio Negro; Que Viva Glauber!; Guaraná, Olho de Gente; Lina Bo Bardi; O Brasil Grande e os Índios Gigantes, entre outros.Aurélio Michiles nasceu em Manaus e cursou o Instituto de Artes e Arquitetura da UnB e Artes Cênicas na Escola de Artes Visuais no RJ. Aurélio Michiles atua na área de cinema, televisão e teatro. Trabalhou na TV Globo e TV Cultura e Bandeirantes.

confira como foi a entrevista de 07.11.2008 >
 
 

Beatriz Bracher - Seu terceiro romance Antonio ( Editora 34) ficou em segundo lugar no Prêmio Portugal Telecom, é o terceiro finalista do prêmio Jabuti, e ainda foi classificado na final do Prêmio da Secretaria de Estado da Cultura. Escritora, Bia Bracher é formada em Letras, foi fundadora da Editora 34, e uma das editoras da revista 34 letras. Antes de Antonio, publicou os romances Azul e dura e Não falei. Beatriz tem contos publicados em antologias e desenvolveu a idéia original do filme Cronicamente inviável, de Sergio Bianchi.

confira como foi a entrevista de 31.10.2008 >
 
 

Belmiro Ribeiro da Silva Neto - Administrador de empresas, formado pela Fundação Getúlio Vargas e mestre pela Fordham University of New York. Executivo e consultor em Marketing e Comunicação Corporativa em grandes empresas internacionais e, desde 1997, como empresário do setor sucro-alcooleiro. Professor de Marketing e coordena um dos melhores e mais completos cursos de extensão em Comunicação Corporate Affairs da FGV.

confira como foi a entrevista de 14.08.2007 >
 
 

Beni Piatetzky - Empresário, começou muito cedo, aos quatorze anos e hoje comanda duas empresas: Silla, de Design e Plenna, no setor de balanças digitais e analógicas. Ele é formado em hotelaria e sua paixão é a literatura.

confira como foi a entrevista de 28.06.2007 >
 
 

Betty Mindlin - Antropóloga e economista, com mestrado pela Universidade de Cornell, Betty trabalha há anos em projetos de pesquisa e apoio a numerosos povos indígenas da Amazônia e outras regiões.
Publicou sete livros de mitos em co-autoria com narradores indígenas, sem escrita, nascidos antes do contato. O mais conhecido é Moqueca de maridos, Record, traduzido em várias línguas. Em Diários da floresta, São Paulo, Terceiro Nome, ela descreve suas primeiras viagens ás tribos e contato com os índios.

confira como foi a entrevista de 04.03.2009 >
 
 

Bianca Tadini - Atriz e cantora, formada pela The American Musical and Dramatic Academy de Nova Iorque. Ela teve aulas de canto nos Estados Unidos com Mary Setrakian. Foi vocalista da banda The Gig. Atuou em My Fair Lady, O Fantasma da Ópera, O Mágico de Oz, Aí vem o Dilúvio e Rent. Atualmente ela protagoniza Maria no espetáculo West Side Story no Teatro Alfa em São Paulo até final de julho de 2008.

confira como foi a entrevista de 08.05.2008 >
 
 

Branca de Oliveira - Artista plástica. Graduada em Educação Artística pela FAAP com mestrado e Doutorado em Artes Visuais pela ECA. É Professora nos Programas de Graduação e Pós-graduação do Departamento de Artes Plásticas da USP.

confira como foi a entrevista de 18.10.2007 >
 
 

Breno Lerner - Formado e pós-graduado em Administração pela FGV/SP. Foi Diretor da Abril Cultural, da editora Globo. Hoje é Superintendente da Editora Melhoramentos. Além de ser um ótimo cozinheiro e autor de livros sobre a culinária como o: A Cozinha Judaica.

confira como foi a entrevista de 28.05.2007 >
 
 

Caco Ciocler - Ator, cursou a Escola de Arte Dramática da USP e chegou a cursar também engenharia química na Escola Politécnica quando o teatro era apenas um hobby.
Iniciou sua carreira fazendo teatro amador e começou a atuar na televisão em 95. Alcançou o reconhecimento popular com a novela América, onde viveu o intelectual Ed Talbot. Foi destaque também em Páginas da Vida, vivendo o indeciso fotógrafo Renato. No cinema, outros grandes sucessos: o filme Olga, O Xangô de Baker Street, O Bicho de Sete Cabeças , Desmundo, entre outros. Ganhou o Prêmio APCA como ator revelação pelo trabalho na novela “O Rei do Gado”, e o Prêmio Qualidade Brasil pelo filme “O Bicho de sete Cabeças” de Laís Bodanzky. Foi indicado ao Prêmio Shell como melhor ator em “Os sete afluentes do Rio Otta”.
Caco está em cartaz com a peça "Imperador e Galileu" no Teatro Imprensa até o dia 30 de Novembro.

confira como foi a entrevista de 22.10.2008 >
 
 

Cao Hamburger - Cineasta, dirigiu a série de TV Castelo Rá-Tim-Bum com adaptação para a telona. Ganhador de vários prêmios como: APCA, International Film & Television Festival of New York, Prix Jeunesse, Gramado, entre outros. Seu mais recente longa: O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias participou do Festival de Berlim.

confira como foi a entrevista de 01.10.2007 >
 
 

Carlito Carvalhosa - Artista, formado em arquitetura pela FAU-USP. Pintor e escultor. Fez parte de exposições como a Bienal de São Paulo; Bienal de Havana; a Bienal Brasil Século XX, e a Art Contemporain du Brésil, na França. Recentemente expôs no MAM do Rio de Janeiro e SP, no Museu da Vale, no Espírito Santo; e no MAM da Bahia. Sua mais recente exposição: Faz Parte, está na Galeria Millan e no Gabinete de Arte Raquel Arnaud, representante de Carlito desde 1994.

confira como foi a entrevista de 08.08.2008 >
 
 

Carlos Alberto Pastore - Médico cardiologista, diretor do Serviço de Eletrocardiologia do Instituto do Coração (INCOR) e doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP. Pastore dá dicas e orientações de saúde aqui na Eldorado. Todo o seu trabalho rendeu o livro: Dicas de Saúde, Curiosidades e Esclarecimentos.

confira como foi a entrevista de 06.05.2008 >
 
 

Carlos Alberto Silva - Economista, com pós-graduação em administração pela USP e Marketing pela ESPM, com MBA em Gestão Internacional pela Thunderbird. Superintendente executivo do The Bank of New York Mellon e tem formação nas áreas de psicanálise, psicologia e filosofia; participando de um grupo de estudos e discussão.

confira como foi a entrevista de 19.06.2008 >
 
 

Carlos Dorneles - Nascido em Cachoeira do Sul (RS), trabalhou na Folha da Manhã, na Zero Hora e na RBS-TV, em Porto Alegre. Hoje, no Globo Rural, Dorneles é um dos mais competentes jornalistas da TV Globo, onde trabalha desde 1983. Na emissora, mostrou seu talento em grandes reportagens do Jornal Nacional e Globo Repórter e atuou como correspondente internacional em Londres e Nova York, de 1988 a 1992. É autor dos livros: Deus é inocente – a Imprensa, não e Bar Bodega.

confira como foi a entrevista de 14.02.2008 >
 
 

Carlos Dornelles - Nascido em Cachoeira do Sul (RS), trabalhou na Folha da Manhã, na Zero Hora e na RBS-TV, em Porto Alegre. Hoje, no Globo Rural, Dorneles é um dos mais competentes jornalistas da TV Globo, onde trabalha desde 1983. Na emissora, mostrou seu talento em grandes reportagens do Jornal Nacional e Globo Repórter e atuou como correspondente internacional em Londres e Nova York, de 1988 a 1992. É autor dos livros: Deus é inocente – a Imprensa, não - e Bar Bodega que lhe rendeu o terceiro lugar na categoria livro reportagem no Jabuti 2008.

confira como foi a entrevista de 02.10.2008 >
 
 

Carlos Moreno - Vencedor do prêmio Carlos Gomes de 2003 na categoria Revelação. Carioca, ele cursou canto coral, harmonia, teoria, história da música no Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, escola de tradição alemã. Por ter uma voz privilegiada, atuou como solista-soprano no mesmo período, que foi spalla da Camerata Abrarte. Como violinista participou de várias orquestras até que vencer o quinto Concurso Latino-Americano para Regentes, promovido pela OSUSP, obtendo além do primeiro lugar o convite para atuar em oito concertos na temporada do ano seguinte. É maestro e diretor da OSUSP.

confira como foi a entrevista de 03.03.2008 >
 
 

Carlos Nascimento Silva - Escritor premiado, ganhador do Jabuti 2007 com o romance Desengano. Veterano, já levou o Jabuti em 1999 com o romance Cabra cega. Também é autor de A Casa da Palma e Vale da Soledade e está terminando outros dois livros.

confira como foi a entrevista de 23.10.2007 >
 
 

Carmela Gross - Artista plástica. Suas pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e instalações estão expostas em coleções particulares e públicas no Brasil e pelo mundo. Participou de várias edições da Bienal e tem seus trabalhos no acervo pelo Gabinete de Arte Raquel Arnaud, que abrigou a sua última exposição com o título: Uma Casa.

confira como foi a entrevista de 22.11.2007 >
 
 

Carola Saavedra - Nascida em Santiago do Chile em 1973, Carola veio com a família para o Brasil aos três anos de idade. Morou na Espanha, França e Alemanha, onde concluiu um mestrado em Comunicação. Vive no Rio de Janeiro. Publicou o livro de contos Do lado de fora (7 Letras, 2005), e os romances Toda terça (2007) e Flores azuis (2008), ambos pela Companhia das Letras.

confira como foi a entrevista de 10.11.2008 >
 
 

Carolina Chagas - Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, já trabalhou no O Estado de S.Paulo, Folha, Jornal da Tarde, editora Abril e Portal iG. Colabora de revistas como Veja, Vogue, Pais e Filhos, entre outras. É autora de uma série de sete livros (Publifolha) sobre santos. O primeiro, O Livro das Graças, traz um rápido perfil dos 55 santos mais populares no país e a receita de como fazer pedido para eles. Já oram publicafdos, Nossa Senhora!, Frei Galvão, Santo Antônio, Nossa Senhora Aparecida, Santo Expedito. Junto com o chef Alex Atala, escreveu o livro Escoffianas Brasileiras (ed. Larousse).

confira como foi a entrevista de 22.12.2008 >
 
 

Carolina Kotscho - Roteirista. Trabalha há mais de dez anos com cinema e televisão. Diretora da rede e desenvolvimento da Televisão América Latina. Simplesmente Helena, é seu primeiro livro que escreveu para contar a vida da mãe de Zezé di Camargo e Luciano, que todos nós conferimos no belo filme de Breno Silveira: Dois Filhos de Francisco, cujo roteiro foi escrito também por Carolina.

confira como foi a entrevista de 10.03.2008 >
 
 

Caroline Harari - Ceramista, formada em história, arqueologia e recuperação patrimonial, pela USP. Ela busca as formas arquetípicas da Casa Brasileira, além de colecionar rendas e bordados do mundo todo. Expôs no Brasil, França, Holanda e Itália. Neste ano de 2008 prepara-se para mostrar suas peças no Japão.

confira como foi a entrevista de 20.02.2008 >
 
 

Cassiano Elek Machado - Diretor editorial da Cosac Naify. Formado em jornalismo pela PUC-SP e Ciências Sociais pela USP; trabalhou como redator, repórter e editor. Foi redator chefe da revista Trip, e participou da equipe inaugural da Revista Piauí. Foi curador da FLIP 2007.

confira como foi a entrevista de 11.06.2008 >
 
 

Cecília Russo Troiano - Psicóloga formada pela PUC-SP, trabalhou nas maiores agências de publicidade: Fischer, Justus, Young & Rubicam e Research International. Atualmente é sócia-diretora da Troiano Consultoria de Marca e professora da Miami Ad School/ESPM e membro da Qualitative Research Consultants Association. Publicou: Vida de Equilibrista: dores e delícias da mãe que trabalha.

confira como foi a entrevista de 30.04.2008 >
 
 

Célia Sakurai - Socióloga, mestre em Ciência Política pela USP e doutora em Ciências Sociais pela Unicamp. Grande especialista em história da imigração japonesa no Brasil, foi pesquisadora do Idesp e em diversas instituições de pesquisa em São Paulo. Ela é autora de diversos livros e artigos sobre imigração japonesa, e colabora com o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil. O resultado de todo o seu trabalho pode ser conferido no seu livro: Os Japoneses.

confira como foi a entrevista de 14.04.2008 >
 
 

Celso Lafer - Especialista em Direitos Humanos. Professor titular da Faculdade de Direito da USP e membro titular da Academia Brasileira de Letras, entre várias outras atividades. Foi embaixador, ocupou os ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Co-editor da revista Política Externa.

confira como foi a entrevista de 09.04.2007 >
 
 

Cesar Callegari - Sociólogo e membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Dirigiu a Escola de Sociologia e Política de São Paulo e presidiu a Fundação para o Desenvolvimento da Educação.Foi secretário Adjunto da Secretaria Estadual da Cultura e Chefe de Gabinete da Secretária de Estado da Educação. É Secretário Municipal de Educação de Taboão da Serra, Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, além de autor de vários trabalhos publicados sobre o financiamento da educação pública.

confira como foi a entrevista de 22.08.2007 >
 
 

Cesar Giobbi - Jornalista. Manteve a coluna Persona no Estado de S.Paulo por quase 15 anos. Colaborou com revistas, como a Vogue RG. Diretor do Instituto Pró Queimados e membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da diretoria do MAM SP, conselheiro da Fundação Bienal e do Instituto de Arte Contemporânea. Na TV, apresentou o Planeta Cidade na TV Cultura e atualmente fala sobre a programação cultural de São Paulo no programa Amaury Jr. da RedeTV .

confira como foi a entrevista de 19.03.2008 >
 
 

Chacal - Poeta e agitador cultural, participou das principais manifestações culturais do Brasil nos últimos trinta e cinco anos. Foi responsável por um dos momentos mais bonitos e intensos da festa literária de Paraty 2007 na mesa literária, Uivos, com o músico e compositor Lobão. Recentemente lançou pela Cosac Naify, em uma edição luxuosa, o livro Belvedere.

confira como foi a entrevista de 06.08.2007 >
 
 

Chieko Aoki - Executiva. Formada em direito pela USP, administração pela Universidade de Sofia - Tóquio, e em Hoteleira nos EUA, pela Cornell University. Fundou a Blue Tree Hotels, e transformou em uma das maiores cadeias hoteleiras do país. Empreendedora, ela sempre aparece nas listas de mulheres de negócios mais influentes no Brasil e no mundo. Ela trabalha para o desenvolvimento das relações econômicas e culturais entre o Brasil, Japão e América Latina.

confira como foi a entrevista de 22.08.2008 >
 
 

Chris Couto - Apresentadora e atriz, Chris Couto foi VJ da MTV durante 9 anos e repórter do Vídeo Show. Chris freqüentou as aulas do tradicional curso Tablado, no Rio, começou sua carreira teatral com peças infantis e logo passou a atuar com o grupo Tapa.
Sua primeira novela foi "Helena" da Rede Manchete, depois atuou em novelas como "Um Anjo Caiu do Céu", "Desejo de Mulher", "Malhação" "Eterna Magia" da Rede Globo. Além de filmes e peças.
Em 2008, gravou no Municipal a mini-série "Som e Fúria!" baseada em Shakespeare, gravada em São Paulo, pelo diretor Fernando Meirelles e que deve ir ao ar em Julho na Rede Globo.
No palco Chris estréia dia 28 de Março com Retratos Falantes, no Teatro da Livraria Cultura, no Conjunto Nacional.

confira como foi a entrevista de 26.03.2009 >
 
 

Christina Carvalho Pinto - Publicitária. Christina Carvalho Pinto é presidente e sócia proprietária do Grupo Full Jazz de Comunicação, é o maior nome feminino da história da propaganda brasileira. Foi a primeira mulher a presidir, como sócia, um grupo multinacional na América Latina: o Grupo Young & Rubicam, que liderou durante 7 anos.

confira como foi a entrevista de 08.03.2007 >
 
 

Christine Fontelles - Formada em Ciências Sociais pela PUC/SP e com MBA em marketing pela FEA/USP, ela é diretora de Educação e Cultura do Instituto EcoFuturo, mantido pela companhia Suzano. Christine é responsável pelo Programa Ler é Preciso, que desde 1999, realiza projetos para colocar a leitura e a escrita no dia-a-dia de crianças da rede pública por meio de parcerias.

confira como foi a entrevista de 15.04.2008 >
 
 

Cintia Abravanel - Coordenadora do Centro Cultural Grupo Silvio Santos, entidade que articula as políticas de ação social das empresas mantenedoras do Grupo, estuda Artes Plásticas na Escola Panamericana de Artes, em São Paulo. É diretora do Teatro Imprensa , produzindo peças teatrais com foco na educação, há mais de dez anos.

confira como foi a entrevista de 10.12.2008 >
 
 

Clara Averbuck - A gaúcha começou sua trajetória literária publicando os seus textos na Internet. Tornou-se uma das colunistas do CardosOnline, que revelou escritores como Daniel Galera e Daniel Pellizzari.
Já colaborou para revistas como Showbizz, Trip e TPM. Integra a coletânea 25 Mulheres que Estão Fazendo a Nova Literatura Brasileira. Publicou quatro livros, entre eles Máquina de Pinball (Ed. Conrad), Vida de Gato (Ed. Planeta).
Foi contemplada pelo Programa Petrobrás Cultural com o livro Eu Quero Ser Eu, a ser lançado pela Editora Cosac Naify.

confira como foi a entrevista de 03.03.2009 >
 
 

Clarice Niskier - A atriz estreou profissionalmente em 82, com a peça “Porcos com Asas”, e hoje já conta mais de 30 encenadas. No cinema - foi protagonista do filme “A Viagem de Volta”, e teve participações importantes em filmes de Domingos Oliveira. Na televisão fez humorísticos e novelas como Ciranda de Pedra da TV Globo.
A atriz hoje se divide entre Rio e SP com 2 peças: "Maria Stuart", ao lado de Julia Lemmertz , de 4ª a domingo, no CCBB RJ ; e às 2ªs e 3ªs, em SP de volta com "A Alma Imoral", que reestréia hoje no teatro Eva Herz da Livraria Cultura, Conjunto Nacional.

confira como foi a entrevista de 09.03.2009 >
 
 

Cláudia Costin - No programa de estréia, a ex-secretária da Cultura do Estado de São Paulo e ministra no gestão de FHC, falou do projeto São Paulo, um estado de leitores, dos livros que marcaram sua vida e inspiram seus passos. Cláudia ocupa hoje a secretaria de Educação no Rio e trabalhou também na iniciativa privada. Foi vice-presidente da Fundação Victor Civita até julho de 2007.

confira como foi a entrevista de 05.03.2007 >
 
 

Claudia Matarazzo - Jornalista. Trabalhou para várias revistas da Abril, e programas de televisão. Hoje Cláudia Matarazzo dá palestras como consultora e chefia o cerimonial do Palácio do Governo para o José Serra, pois é uma especialista no assunto. Já publicou dez livros sobre etiqueta e comportamento.

confira como foi a entrevista de 07.05.2007 >
 
 

Cláudio Lembo - Ex-governador de São Paulo, sempre teve sua vida política intensa. Foi presidente estadual do PFL e secretário por quatro vezes na administração municipal. Professor Titular e Doutor em Direito pela Universidade Mackenzie, Cláudio Lembo é autor de 11 livros.

confira como foi a entrevista de 08.05.2007 >
 
 

Clodoaldo Medina - Administrador de empresas com mestrado em administração cultural pela Universidade de Londres. Ele trabalha com música, já foi da OSB - do Rio, da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira – OSESP. Atualmente, coordena a Associação dos Amigos do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim e o Festival de Inverno de Campos do Jordão, o maior da América latina.

confira como foi a entrevista de 25.05.2007 >
 
 

Clóvis Tôrres - Jornalista, ator, produtor e autor. Coordena o projeto Letras em Cena que acontece todas as segundas feiras no MASP aqui em SP. Atualmente, produz o espetáculo: Retrato Emoldurado, ensaia o monólogo Moscarda e excursiona com o espetáculo Maria Mucuta. Lançará pela Livro Falante, um áudio livro com os Contos de Tchekhov.

confira como foi a entrevista de 10.09.2007 >
 
 

Contardo Calligaris - Psicanalista, psicoterapeuta e ensaísta. Formou-se na Suíça e na França. Italiano, radicou-se no Brasil nos últimos vinte anos, dez dos quais viveu entre Nova York e São Paulo. Escreveu vários livros, entre eles: Adolescência, Terra de Ninguém, Cartas a um jovem terapeuta e o mais recente: O Conto do Amor.

confira como foi a entrevista de 26.05.2008 >
 
 

Cristina Monteiro - Executiva, formada em Ciências Contábeis com Pós Graduação em Finanças pelo IBMEC do Rio de Janeiro. Atualmente é diretora Executiva e Chief Operating Officer de um banco de investimento americano, o J.P Morgan.

confira como foi a entrevista de 06.03.2008 >
 
 

Cristina Mutarelli - Atriz, diretora e artista plástica. Formada pela ECA-USP e pelo Lee Strasberg Theater Institute de Nova York, trabalhou com importantes diretores de teatro como: José Celso Martinez Corrêa, Naum Alves de Souza, José Possi Neto, Paulo Autran, entre outros. No cinema atuou em: Anjo da Noite, Fogo e Paixão, Romance, Sob o Signo da Cidade e Viver a Vida. Participou de seriados e novelas, escreveu roteiros para cinema e televisão e o monólogo Pai, encenado por Bete Coelho e dirigido por Paulo Autran.

confira como foi a entrevista de 04.04.2008 >
 
 

Cristovão Tezza - Grande vencedor do Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2008 e eleito o melhor romance do ano no Prêmio Jabuti. Escritor, doutor em Literatura Brasileira e professor de Lingüística na Universidade Federal do Paraná. Autor de vários livros: Gran Circo das Américas, Ensaio da Paixão, O Fantasma da Infância, Breve Espaço entre a Cor e a Sombra, ganhador do Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional do RJ. Seu livro: O Fotógrafo levou o Prêmio ABL 2005. Já a obra: O Filho Eterno vencedor do Prêmio Portugal Telecom, ganhou também o Prêmio de Lite o APCA 2007, como melhor romance e será publicada na Itália, França, Espanha e Portugal.

confira como foi a entrevista de 14.08.2008 >
 
 

Daniel Galera - Daniel começou sua carreira publicando na internet até 2001, quando publicou Dentes Guardados, o primeiro de seus 4 livros; os outros pela companhia das letra são: Mão de Cavalo, O Dia em que o Cão morreu, adaptado para o cinema por Beto Brant. Cordilheira é seu último trabalho, resultado da viagem patrocinada pelo projeto Amores Expressos a Buenos Aires.

confira como foi a entrevista de 25.03.2009 >
 
 

Daniel Piza - Formado em direito pela USP. Jornalista, tradutor e escritor. Trabalhou em vários jornais. É editor-executivo, colunista de O Estado de S.Paulo e comentarista da Globo News. Colabora com revistas Bravo! e Continente Multicultural. Traduziu livros de autores como Herman Melville e Henry James. Tem diversos artigos e obras publicadas. Em 2006, seu livro: Machado de Assis, um gênio brasileiro, foi ganhador do Prêmio Jabuti.

confira como foi a entrevista de 05.09.2008 >
 
 

Débora Duboc - Atriz, premiada no cinema e teatro. Atuou nos filmes: Latitude Zero e Cabra-Cega, Através da Janela, Memórias Póstumas, Tapete Vermelho. Nos palcos: A Cabeça, Ricardo II Píramo e Tisbe e O Homem das Galochas. Produziu e interpretou o musical: Espírito da Terra. Seu mais recente trabalho é a peça: O Homem, a Besta e a Virtude de Luigi Pirandello.

confira como foi a entrevista de 13.05.2008 >
 
 

Denise Milan - Artista Multimídia e escultora; trabalha a arte nos mais diversos suportes. Tem trabalhos espalhados pelo Brasil e exterior, criou onze esculturas públicas, a maioria para a cidade de São Paulo. Mas fez uma grande intervenção em 2007 em Taipei com a obra: Os Rios Amazonas e Danshui, águas que alimentam a vida. Ela sempre fez esculturas de grandes proporções usando como inspiração a metáfora dos cristais. Denise mergulhou de vez na natureza e realizou junto com o SESC o DVD: Ópera das Pedras.

confira como foi a entrevista de 21.03.2008 >
 
 

Di Moretti - Roteirista de cinema, além de redator em jornais, revistas, radiojornais e TV. É também roteirista de vídeos institucionais empresariais e programas especiais de TV, professor de cursos de Roteiro Cinematográfico, consultor do Laboratório de Roteiros do Sundance Institute e do Laboratório de Roteiros Sesc Rio. Entre seus principais trabalhos estão "O Velho - A História de Luiz Carlos Prestes" e "Cabra-Cega".

confira como foi a entrevista de 22.03.2007 >
 
 

Diléa Frate - Jornalista, roteirista de televisão, artista plástica e escritora. É formada pela ECA – USP e escreve para o Programa do Jô. Além de organizadora do site: Companhia da Boa Notícia, escreveu os livros: Procura-se Hugo; Histórias para Acordar e Fábulas Tortas, premiados pela APCA e agraciados com a menção honrosa da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Em breve, o Instituto Benjamin Constant disponibilizará os livros de Diléa em Braille.

confira como foi a entrevista de 18.12.2007 >
 
 

Dirceu Rodrigues - Jornalista formado pela Cásper Líbero, poeta e escritor do livro de poemas “Canto em Si”, edição esgotada. Jurado do Jabuti na categoria infanto-juvenil.

confira como foi a entrevista de 30.04.2007 >
 
 

Domingas Person - Jornalista, apresenta o programa “Metrópolis”, da TV Cultura.Já esteve á frente de vários programas do Canal Multishow. Também foi apresentadora do Canal FOX, e Telecine e ainda repórter do "TV FAMA" da Rede TV . Está em cartaz com a peça "Ménage", no Teatro Nair Belo, dividindo o palco, a adaptação e a produção com o ator e marido Ivo Muller, e com a irmã Marina Person, que dirigiu o trabalho.

confira como foi a entrevista de 15.01.2009 >
 
 

Edgard Pitta de Almeida - Advogado, com pós-graduação em administração pela FGV e MBA em gestão internacional. Superintendente de planejamento de operações do Abn Amro Bank para os países da América Latina. Ele também cursa psicanálise no Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo, tem um grupo de discussão sobre filosofia e literatura.

confira como foi a entrevista de 27.02.2008 >
 
 

Edo Rocha - Arquiteto, urbanista e artista plástico. Com mais de 30 anos de experiência; comanda a Edo Rocha Espaços Corporativos. Ele integra o Conselho do MAM, e participou de várias bienais e exposições tanto no Brasil, quanto no exterior. Lançou o livro Edo Rocha: Arquiteto, um relato com textos e fotografias da sua bem sucedida trajetória na arquitetura corporativa.

confira como foi a entrevista de 05.11.2007 >
 
 

Eduardo Bueno - Peninha - Escritor, jornalista, tradutor, editor, roteirista de TV e cinema, é um dos autores nacionais com maior número de livros vendidos no Brasil. Seus livros de história são um sucesso absoluto. O último deles com Mary Del Priore, Passado a Limpo, retrata a história da higiene pessoal no Brasil, com passagens divertidas.

confira como foi a entrevista de 18.06.2007 >
 
 

Eduardo Najjar - Consultor, pesquisador e professor. Formado em administração de empresas pela FEA/USP e pós-graduado em educação e história da arte pelo Mackenzie. Foi consultor em Recursos Humanos e Change Management. Criador da metodologia de coaching para executivos e do Núcleo de Estudos de Empresas Familiares e Governança Corporativa da ESPM-SP. Sócio-diretor da Macrotransição; além de ser professor na ESPM, FAAP e FACAMP.

confira como foi a entrevista de 25.08.2008 >
 
 

Eduardo Semerjian - Estreou a peça "O Fingidor", escrita e dirigida por Samir Yazbek, no TUCA, a partir de 4 de abril. Integrante da Cia Teatral Arnesto nos Convidou, Eduardo Semerjian foi destaque na minissérie “Maysa”, da Globo interpretando André Matarazzo. Além dela, o ator trabalhou em teleteatros na TV Cultura, em novelas e séries da Globo, como “Belíssima” e “Carandiru”, e diversas peças de teatro.
É também apresentador do quadro de humor Massaroca, do Metrópolis, TV Cultura.
No cinema, atuou em “Ensaio Sobre a Cegueira”, de Fernando Meirelles, “O Céu de Suely”, de Karim Ainouz, “Olga”, de Jayme Monjardim e em 22 curtas. Semerjian é também diretor, professor de teatro e preparador de atores.

confira como foi a entrevista de 27.03.2009 >
 
 

Edvaldo Santana - Cantor e compositor. Integrou o Matéria Prima de Tom Zé na década de 70. Gravou os discos: Lobo Solitário , Tá Assustado?, Edvaldo Santana, Amor de Periferia e Reserva de Alegria. Ele tem parcerias com Paulo Leminski, Arnaldo Antunes e Haroldo de Campos. Já trabalhou com Bocato, Arnaldo Antunes, Osvaldinho do Acordeon, Fernando Deluque, Zélia Duncan e Lenine.

confira como foi a entrevista de 17.04.2008 >
 
 

Élida Marques - Atriz e cantora,trabalhou com Antunes Filho, Elias Andreato, Celso Frateschi, José Rubens Siqueira, Cacá Rosset, entre outros. Atuou em cinema e televisão. Produziu o monólogo Dona da Casa e participa das bandas: Tia Margarida, o Trio Claro e o Estúrdio Quarteto; Coordena o projeto Ler é uma Viagem, visitando escolas públicas lendo os contos de Hans Christian Andersen. Lançou esse ano o projeto Travessia, baseado no Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa.

confira como foi a entrevista de 10.10.2007 >
 
 

Eliezete de Luna Freire - É uma secretária que de tanto ler acabou virando escritora. Acaba de lançar seu primeiro livro. Da completa falta de empatia com os computadores e seus pares, aliada à paixão pela escrita, apresenta algumas crônicas com situações engraçadas vividas por ela ou observadas nos outros, dirigidas aos extremamentes viciados em toda e qualquer tecnologia, bem como aos que como a autora, mantém uma respeitosa distância.

confira como foi a entrevista de 20.03.2007 >
 
 

Elifas Andreato - Um dos mais importantes artistas gráficos do país. Nasceu em uma família humilde no interior do Paraná e chegou a trabalhar como operário, mas desde cedo mostrou talento para ilustração. Nos anos 70 passou a criar capas para discos da MPB. Hoje, entre outros projetos, são centenas de CDs que circulam com suas ilustrações na capa.

confira como foi a entrevista de 24.08.2007 >
 
 

Elisa Lucinda - Atriz, escritora e poetisa. Lançou o livro de poesias: O Semelhante. Apresentou o espetáculo: Eu Te Amo Semelhante. Participou de novelas e filmes e publicou: Eu Te Amo e Suas Estréias, A Menina Transparente, Lili - A Rainha das Escolhas e Contos de Vista. Sua mais recente colaboração foi no prefácio do livro: Eu Com verso de Alessandro Uccello. Ela dá aulas de interpretação teatral da poesia na Escola Lucinda de Poesia Viva no Rio de Janeiro.

confira como foi a entrevista de 11.12.2007 >
 
 

Elisa Stecca - Designer, formada em Artes Plásticas pela FAAP, estudou joalheria, desenho e técnica com Nelson Alvim, e também na Roxi Design. Em Paris, aperfeiçoou seu estilo no Estúdio Berçot. Suas lindas peças foram expostas no MASP, MAM, Museum de arte Contemporânea em Los Angeles, passeiam pelos editorais de moda, desfiles e nas mulheres mais interessantes do país.

confira como foi a entrevista de 13.03.2008 >
 
 

Elke Maravilha - Atriz, intérprete musical, apresentadora e modelo que faz parte do imaginário popular brasileiro. Foi jurada do Cassino do Chacrinha e do Show de Calouros, com Silvio Santos, no SBT comandou um Talk Show. Novelas: A Volta de Beto Rockfeller e Memórias de um Gigolô. Filmes: Xica da Silva; Pixote e A força de Xangô. Nos palcos: Orfeu da Conceição, O Homem e o Cavalo, e o Lobo da Madrugada.

confira como foi a entrevista de 12.08.2008 >
 
 

Emilio Fraia - Jornalista e escritor. Colaborador das revistas Trip e Piauí. Entre 1999 e 2005 editou a revista literária Givago, um fanzine criado para divulgar textos, ilustrações e fotografias de novos artistas. Escreveu em parceria com sua amiga e escritora Vanessa Barbara: O verão do Chibo.

confira como foi a entrevista de 10.09.2008 >
 
 

Eneida Bini - Vice-Presidente Sênior e Diretora-geral da Herbalife, empresa líder mundial em produtos de Nutrição e Controle de Peso. Formada em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia São Luis e pós-graduada em Gestão Empresarial pelo ISE. Ela foi presidente da Avon e tem mais de 27 anos de experiência no mercado de vendas diretas no segmento de cosméticos e nutrição.

confira como foi a entrevista de 03.06.2008 >
 
 

Eric Nepomuceno - Jornalista e escritor. Foi correspondente pelo Jornal da Tarde na Argentina e pela Veja na Espanha e México. Trabalhou na Rede Globo como editor e foi cronista do Caderno B, do Jornal do Brasil. Seus livros de contos e de não-ficção ganharam vários prêmios, inclusive o Jabuti pela tradução de autores de língua espanhola. Ele escreveu roteiros em co-produção com a TV Espanhola e produtoras independentes da Holanda e Inglaterra; autor do texto final do documentário: Vinícius, de Miguel Faria Jr. Atualmente, escreve artigos e reportagens no Brasil, Espanha, México e Uruguai e em jornais como: El País, de Madrid, e Página 12, de Buenos Aires. Lançou recentemente o livro: O Massacre.

confira como foi a entrevista de 19.12.2007 >
 
 

Érika Hindrikson - Maestrina, trompista e pianista brasileira. Bacharel em composição e regência pela UNESP, começou a estudar piano e teoria musical aos nove anos. Ela foi a primeira mulher a assumir como assistente a Orquestra Experimental de Repertório. Atuou na regência do saudoso Coral Bandeirante do Estado de São Paulo e na Orquestra Sinfônica do Chile, onde foi vencedora do primeiro concurso para regentes orquestrais, em 1997. Desde 2001 é Maestrina Assistente na Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, professora do Centro Tom Jobim e diretora artística e regente titular da Camerata Callis.

confira como foi a entrevista de 12.03.2008 >
 
 

Eugênio Bucci - Jornalista e escritor, formado em direito, com doutorado em ciências da comunicação pela USP. Foi presidente da Radiobrás e secretário editorial da Editora Abril. Publicou vários livros, entre eles: Sobre Ética e Imprensa e Do B. Seu mais recente livro é: Em Brasília, 19 horas – A guerra entre a chapa-branca e o direito à informação no primeiro Governo Lula.

confira como foi a entrevista de 08.09.2008 >
 
 

Eva Furnari - Escritora e ilustradora de livros infantis. É formada em arquitetura, pela USP e já publicou mais de 50 livros. Foi professora de artes, e recebeu vários prêmios ao longo de sua carreira, entre eles, 7 Jabutis por Melhor Ilustração pelos livros Truks, A Bruxa Zelda e os 80 Docinhos, Anjinho, Circo da Lua e Cacoete em 2006. Recebeu também o Prêmio APCA pelo conjunto da obra.

confira como foi a entrevista de 08.10.2008 >
 
 

Evelyn Berg Iochpe - Jornalista, cientista social e empresária atuante no terceiro setor. Dirige o Instituto Arte na Escola e se envolveu profundamente com a Responsabilidade Social , à frente da Fundação Iochpe (voltada para projetos de Educação, e qualificação profissional de jovens).

confira como foi a entrevista de 06.03.2007 >
 
 

Fábio Bibancos - Dentista, formado pela Unesp, especialista em odontopediatria e ortodontia com doutorado em saúde coletiva. Preside o Instituto Bibancos e a ONG Turma do Bem. Por ser um empreendedor social e dos melhores, ganhou vários prêmios; foi o primeiro dentista a participar do Fórum Mundial de Davos. Ele é autor dos livros: Boca, Um Sorriso Feliz para Seu Filho, A Guerra dos Mutans, e Sorrisos do Brasil.

confira como foi a entrevista de 24.03.2008 >
 
 

Fábio Feldmann - Secretário executivo do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais. Administrador de empresas e advogado, Fabio Feldmann foi eleito deputado federal por três mandatos consecutivos, foi Secretário do Meio Ambiente em São Paulo. Constituinte, autor do capítulo de meio ambiente da Constituição Federal, da Política Nacional de Educação Ambiental, e Lei de Acesso público aos dados e informações ambientais.

confira como foi a entrevista de 20.04.2007 >
 
 

Fábio Namatame - Ator, cenógrafo, diretor de arte e figurinista. Aliás, um dos melhores. Dentre seus trabalhos destacam-se os maiores espetáculos do país: O Guarani, Marilia Pera canta Carmem Miranda, Não tenha medo de Virginia Woolf, Madame Butterfly, A Tempestade, Hamlet, e recentemente o musical My Fair Lady, onde assinou junto com Daniela Thomas o cenário e figurino.

confira como foi a entrevista de 04.10.2007 >
 
 

Fabrício Corsaletti - Escritor e poeta, formado em Letras pela USP. Foi editor de poesia dos dois primeiros números da revista Ácaro. Em 2007, publicou: Estudos para o seu corpo, que reúne seus quatro livros de poesia: Movediço; O sobrevivente; História das demolições; Estudos para o seu corpo. Também escreveu: Zôo, um livro de poesia infantil. Lançou recentemente: King Kong e Cervejas.

confira como foi a entrevista de 11.09.2008 >
 
 

Felipe Lindoso - Formado em Antropologia Social pela Universidade Mayor de San Marcos, em Lima, Peru, com mestrado em Antropologia Social pela Federal do Rio de Janeiro. Diretor de Relações Institucionais da Câmara Brasileira do Livro, consultor do Centro Regional para o Livro na América Latina e Caribe da UNESCO, do Instituto Itaú Cultural e de diversos programas de instalação de bibliotecas. Publicou os livros: O Brasil pode ser um país de leitores? Política para a cultura - política para o livro. Atualmente pesquisa políticas públicas de cultura e seu impacto social.

confira como foi a entrevista de 28.02.2008 >
 
 

Felipe Machado - Jornalista, escritor e músico. Editor de Multimídia do Portal Estadão onde assina o Blog: Palavra de Homem. Colabora para as revistas internacionais Citizen K, Mixte, Double e Vision. É guitarrista da Banda Viper e escreveu o romance: Olhos Cor de Chuva e o recém lançado: Martelo dos Deuses.

confira como foi a entrevista de 17.12.2007 >
 
 

Felipe Senna - Músico. Formado pela Unesp em Composição e Regência. Estuda piano desde os seis anos de idade e já aos quatorze anos era professor. Participou de musicais como: Chicago, O Fantasma da Ópera e foi diretor Musical da montagem brasileira de Os Produtores. Ganhou: Concurso Nacional Ritmo e Som e o Nacional de Composição Camargo Guarnieri. Ele foi diretor musical da ópera: Porgy and Bess no Theatro São Pedro, em SP.

confira como foi a entrevista de 27.06.2008 >
 
 

Fernand Alphen - Publicitário, formado em história na USP, administração de empresas na FGV e pós-graduado em marketing. Diretor de planejamento da F/Nazca S&S. Publicou os livros: Hermes, o Deus da Cybercoisa e Histórias para Ex-Crianças - volume 1.

confira como foi a entrevista de 13.08.2008 >
 
 

Fernanda de Almeida Prado - Psicóloga e psicanalista, estudou Mitologia, Filosofia e Literatura. Graduada em Psicologia pela UNESP e especializada em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientae, ela atende em consultório particular e participou de cursos livres na Casa das Rosas e na Biblioteca Alceu Amoroso Lima. Atualmente atua também como produtora cultural, organizando saraus no SESC e Casa das Rosas.

confira como foi a entrevista de 26.03.2008 >
 
 

Fernando Bonassi - Roteirista, formado em Cinema pela ECA-USP, participou como diretor/roteirista dos filmes: Castelo Rá Tim Bum, O trabalho dos homens e Um céu de estrelas. Publicou: A incrível história de Naldinho, O céu e o fundo do mar, 100 coisas, Declaração universal do moleque invocado e O amor é uma dor feliz. Para o teatro, escreveu: As coisas ruins de nossa cabeça e participou da concepção de montagens do Teatro da Vertigem, de Antonio Araújo. Lançou em 2007 o livro de contos: Violência e Paixão e acaba de lançar: Diário da Guerra de São Paulo.

confira como foi a entrevista de 28.04.2008 >
 
 

Fernando Calvozo - A Fundação Memorial da AL comemora em 2009 vinte anos de existência, e hoje para abrir o Projeto Adoniran o Memorial recebe o cantor e compositor Ed Motta, confira as outras atrações do mês no site.
O Memorial abriga também o Festival de cinema da AL, o Festival Ibero Americano de Teatro, Música do Meio-dia e Conexão Latina, além dos concertos da Jazz Sinfônica. Formado em publicidade pela Anhembi Morumbi Fernando Calvozo é Diretor de Atividades Culturais da Fundação Memorial da América Latina e o grande responsável pela organização da maioria dos projetos.

confira como foi a entrevista de 12.03.2009 >
 
 

Fernando Portari - Tenor internacional. Estudou piano e arte dramática com Antonio Mercado e na Alemanha com Aldo Baldin. Cantou nos teatros: La Fenice, Ópera-Roma, São Carlos-Lisboa, e em salas na Grécia, Alemanha e França. Ganhador de prêmios APCA e Carlos Gomes. Na temporada 2008 apresenta-se em Otello de Rossini na Suíça e Werther de Massenet no Teatro Bellini na Itália.

confira como foi a entrevista de 26.11.2007 >
 
 

Fernando Sancovsky - Na semana em que só se fala de criança, conversamos com o estudante Fernando Sancovsky de 11 anos. Aluno da quarta série do colégio Vera Cruz, ela tem uma paixão: adora futebol, mas também gosta de ler. Fernando nos conta como descobriu o prazer da leitura e o que lêem os seus colegas de classe.

confira como foi a entrevista de 11.10.2007 >
 
 

Fernando Vilela - Escritor, ilustrador, designer e educador.
Seu livro Lampião e Lancelote ganhou o primeiro lugar no Jabuti 2007 em duas categorias: Melhor livro infantil e Melhor ilustração de livro infantil ou juvenil e ainda ganhou segundo lugar na categoria Melhor capa. Ganhador do prêmio Novos Horizontes do Salão Jovem de Bolonha, é um dos escritores revelação pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Publicou os livros: Lampião e Lancelote, Toalha vermelha e O que cabe num livro e outros.

confira como foi a entrevista de 25.10.2007 >
 
 

Flávio de Souza - Roteirista e diretor teatral, foi um dos integrantes do grupo experimental de teatro Pod Minoga. Escreveu 67 peças, entre elas, "Fica Comigo Essa Noite", que recebeu vários prêmios. Criou e roteirizou séries de TV premiadas como "Castelo Rá-Tim-Bum" e "Mundo da Lua". Tem mais de 35 livros escritos, quase todos publicados, alguns para o público jovem, como Desenhos de Guerra e de Amor, e outros para o público em geral, como Visssi D\'Arte, a biografia da atrz Marília Pêra.
Flávio escreveu a peça "Sítio do Picapau Amarelo - o Musical", que fica em cartaz até 14 de Dezembro, no Teatro Procópio Ferreira.

confira como foi a entrevista de 26.11.2008 >
 
 

Flávio Moura - Curador da edição 2008 da FLIP, Festa Literária Internacional de Parati que começa nesta quarta-feira e vai até domingo, dia 6 de julho. Jornalista, mestre e doutorando em sociologia pela USP. Trabalhou nas editorias de cultura do Jornal da Tarde, Valor Econômico e Veja. Ele é editor da revista Novos Estudos Cebrap e professor da Facamp, em Campinas.

confira como foi a entrevista de 02.07.2008 >
 
 

Floriano Pesaro - Secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo. Sociólogo pela USP, atuou na Casa Civil do Estado, no governo FHC, no Programa Bolsa Escola e no Conselho Nacional de Assistência Social. O Programa São Paulo Protege suas Crianças é uma ação de sua secretaria.

confira como foi a entrevista de 19.06.2007 >
 
 

Fortuna - Cantora, compositora, brasileira de origem judaica, teve formação ligada à música, dança e teatro. Provocou uma reviravolta em minha carreira e uma aproximação mais profunda, através da música, com a cultura, a religião e os costumes judaicos.

confira como foi a entrevista de 04.04.2007 >
 
 

Francesc Puértolas - Chefe de atividades culturais do Instituto Cervantes. Pós-graduado em Gestão Cultural em Berlim, ele estudou nas universidades de Barcelona, Heidelberg, Exeter e Cambridge. Fundou e dirigiu as filiais do Consorcio de Promoción Exterior de la Cultura Catalana em Berlim e Paris. Com sua própria agência, Agora Proyectos Culturales, colaborou para a cidade de Barcelona, com o governo da Catalunha e o Ministério de Cultura da Espanha e para a cidade de Berlim, o Instituto Goethe, entre outros.

confira como foi a entrevista de 07.05.2008 >
 
 

Frederico Barbosa - Poeta e diretor do Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, A Casa das Rosas; curador da primeira biblioteca temática de poesia do país, a Alceu Amoroso Lima. Ganhador de prêmios Jabuti com os livros: Nada feito nada e Brasibraseiro; além de ser o organizador das antologias: Cinco séculos de poesia e Na virada do século - poesia de invenção do Brasil.

confira como foi a entrevista de 23.11.2007 >
 
 

Grace Gianoukas - Atriz, responsável por um dos projetos que renovaram o humor de São Paulo no início dos anos 2000: a Terça Insana. Participou de inúmeros espetáculos, entre eles: Não Quero Droga Nenhuma, O Pequeno Mago e Além do Abismo com o Grupo XPTO. Em televisão, participou de novelas e da Escolinha do Professor Raimundo, sucesso da TV Globo.

confira como foi a entrevista de 15.05.2007 >
 
 

Graziela Gilioli - Socióloga pela PUC, ela estudou administração e marketing, e administração para organizações do terceiro setor na FGV. Graziela tem MBA de gestão do luxo pela FAAP e escreveu o livro O Pequeno Médico em homenagem a seu filho Alexandre que desejava ser médico, mas faleceu precocemnte, lutando contra o câncer. Nesta semana homenageamos todas as crianças, começando com esta entrevista.

confira como foi a entrevista de 06.10.2008 >
 
 

Gustavo Piqueira - Formado em arquitetura pela FAUUSP, acaba de lançar o seu mais recente livro Marlon Brando, vida e obra, que dá seqüência à sua série de livros com abordagens pouco convencionais, iniciada com Morte aos papagaios , seguida por Coadjuvantes e Manual do Paulistano Moderno e Descolado. Piqueira é sócio da Rex Design e criou a Rex Livros, editora voltada para o design gráfico, que lançou dois volumes de estréia: São Paulo, Cidade Limpa e Eu Odeio Livros. Também ilustrou diversos livros infantis.

confira como foi a entrevista de 01.01.2009 >
 
 

Gustavo Rosa - Artista gráfico, gravador e desenhista. Estudou gravura nos anos 70 com Rudy Pozzati. Participou de inúmeras exposições: Exposição Brasil-Japão, no Museu de Belas Artes de Tóquio, Salão Nacional de Artes Plásticas; Panorama da Arte Atual Brasileira e Feira Internacional de Lisboa.

confira como foi a entrevista de 25.09.2007 >
 
 

Gutemberg Macedo - Presidente da Gutemberg Consultores, presta consultoria para algumas das mais importantes empresas: Johnson & Johnson,Pão de Açúcar, entre outras. Possui uma biblioteca com sete mil volumes e tem mais de mil e quinhentos artigos e entrevistas publicados em diversos jornais e revistas, é autor dos livros: Fui Demitido. E Agora? A Demissão não é o Fim; Outplacement - A Arte e a Ciência da Recolocação; Carreira - Que Rumo Seguir?

confira como foi a entrevista de 05.09.2007 >
 
 

Heddy Dayan - Poetisa, bailarina e analisanda. O seu livro-Pas de Deux com o Analista, relata de maneira inusitada, suas experiências com o mundo da análise. Confira a entrevista! Heddy dá ótimas dicas de livros.

confira como foi a entrevista de 29.08.2007 >
 
 

Heitor Goldflus - Ator, formado pela ECA-USP. Foi diretor do coletivo teatral Tablado de arruar. Seu mais recente trabalho nos palcos foi no espetáculo Macbeth de Shakespeare. Ele coordena como diretor e teatro-educador o projeto: Letras de Luz da fundação Victor Civita, adaptando ao Teatro contos de autores clássicos para encenação em vários municípios brasileiros. Ele atua na Cia. do Latão e dirige o grupo jovem de teatro do Clube A Hebraica.

confira como foi a entrevista de 16.10.2008 >
 
 

Helena Castello Branco - Gestora do BookCrossing aqui no Brasil. Relações Públicas, formada pela Cásper Líbero com especialização em Gestão de Projetos Culturais e Eventos pela ECA/USP.

confira como foi a entrevista de 19.08.2008 >
 
 

Hélio Ziskind - Músico e compositor, Hélio já produziu 4 cds próprios, alem de composições e arranjos para CDs infantis, trilhas para Rádio e TV, CDs para projetos educacionais e livros didáticos. Fez parte do lendário grupo Rumo, criado em 74 e com grandes nomes da música brasileira. Helio compôs trilhas para vários programas de TV.
Prêmios também ganhou vários, mais de 5 Prêmios Sharp de Música, e 2 APCA.
Seu mais novo trabalho é o CD "Na Casa da Ruth", que também sai em DVD com o show da cantora Fortuna.

confira como foi a entrevista de 18.03.2009 >
 
 

Heloisa Prieto - Uma das grandes escritoras de literatura infanto-juvenil. Com 44 títulos publicados, é também colecionadora de prêmios de literatura. Já escreveu textos para teatro, cinema e TV, onde participou do Castelo Rá Tim Bum. Doutora em literatura francesa pela USP e Mestre em semiótica pela PUC, escreveu: Lá vem história outra vez; Balada; a série Mano Descobre, em parceria com o jornalista Gilberto Dimenstein e O Imperador Amarelo, com o psiquiatra e escritor Paulo Bloise.

confira como foi a entrevista de 03.10.2007 >
 
 

Heloisa Seixas - Escritora, tradutora e jornalista. Trabalhou em diversos veículos de comunicação, entre eles o jornal O globo e o Jornal do Brasil, onde durante sete anos escreveu a página Contos mínimos na revista Domingo. Tradutora e organizadora de coleções, entre elas: As obras-primas que poucos leram, escreveu três romances: A porta, Diário de Perséfone e Pérolas absolutas. Publicou livros de contos e crônicas: Pente de Vênus – história do amor assombrado, Contos mínimos e Sete vidas – sete contos mínimos de gatos; e o infanto-juvenil: Frenesi. Estreou o ano passado na área de não-ficção, com o título: Lugar escuro – uma história de senilidade e loucura.

confira como foi a entrevista de 11.03.2008 >
 
 

Hubert Alquéres - Diretor presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Secretário-adjunto de Estado da Educação de São Paulo durante o governo Covas, tem formação em física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo e em engenharia civil pela Escola de Engenharia Mauá. É autor dos livros Escola! e Álbum de histórias, ambos na área de educação.

confira como foi a entrevista de 22.04.2008 >
 
 

Iacov Hillel - Diretor teatral, iluminador e professor da Escola de Arte Dramática EAD – ECA - USP, cuja formação inclui alguns anos de estudo com Eugênio Kusnet sobre Stanislawski, piano e teoria musical, desenho e pintura, balé clássico e dança moderna. Iacov tem experiência de mais de trinta anos na direção de trabalhos artísticos e entende o espetáculo teatral como uma grande partitura. Recentemente montou O Homem que Confundiu sua Mulher co um Chapéu, ópera de Michael Nymann – no Teatro São Pedro e O dia que raptaram o Papa comédia de João Bethencourt, no Teatro Folha, e muitos outros espetáculos que lhe renderam prêmios como o Moliére, APETESP, Mambembe, Governador do Estado, Sharp, APCA, e FIT.

confira como foi a entrevista de 10.05.2007 >
 
 

Içami Tiba - Médico pela Faculdade de Medicina da USP, psiquiatra pelo Hospital das Clínicas da FMUSP, membro eleito do Board of Directors of the International Association of Group Psychotherapy e membro da APCD. Publicou, entre vários: Homem-Cobra, Mulher-Polvo, Adolescentes: Quem Ama, Educa! Disciplina, Limite na Medida Certa,Novos Paradigmas, Ensinar Aprendendo: novos paradigmas na educação, Seja Feliz, Meu Filho e Juventude & Drogas - anjos caídos.

confira como foi a entrevista de 22.05.2008 >
 
 

Ignácio de Loyola Brandão - Jornalista, contista, cronista e romancista traduzido para várias línguas, sua carreira literária começou em 1965, com o livro de contos Depois do sol.
Até hoje, ele já escreveu mais de trinta títulos!
Foi o grande vencedor do livro do ano no Prêmio Jabuti 2008, com o livro infantil O Menino que Vendia Palavras (Objetiva)

confira como foi a entrevista de 24.11.2008 >
 
 

Ilan Brenman - Contador de histórias, doutorando pela Faculdade de Educação da USP; bacharel em Psicologia pela PUC de São Paulo; escritor de livros infanto-juvenis e consultor de projetos de formação de leitores. Ele publicou vários livros, entre eles: O Senhor do Bom Nome, Hermes, o motoboy e Clara.

confira como foi a entrevista de 02.04.2008 >
 
 

Ilana Casoy - Escritora e administradora de empresas, formada pela Fundação Getúlio Vargas. Especializou-se na pesquisa sobre serial killers e crimes violentos. É autora dos livros: Serial Killer - Louco ou Cruel?, Serial Killers Made in Brazil e O Quinto Mandamento, O Caso de Polícia, baseado no crime Von Hichtofen.

confira como foi a entrevista de 14.03.2007 >
 
 

Índigo - Escritora, formada em jornalismo pela Mankato State University nos EUA. Publicou: Saga animal; Festa da mexerica; Como casar com André Martins, A Maldição da Moleira. Cobras em Compota foi o vencedor do prêmio: Literatura para Todos do Ministério da Educação. Um dálmata descontrolado, continuação do: Saga animal foi ganhador do PAC de Cultura do Estado de SP.

confira como foi a entrevista de 14.05.2008 >
 
 

Isaac Patlajan - Engenheiro aposentado, trabalhou durante 37 anos no DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo, é ouvinte da Rádio Eldorado e aprecia uma boa leitura.

confira como foi a entrevista de 09.05.2007 >
 
 

Isser Korik - Ator, diretor, dramaturgo e produtor de teatro. Dirige a Cia do Pátio, além da Conteúdo Teatral, responsável pelo Teatro Folha, no Shopping Pátio Higienópolis em São Paulo e pelo Teatro Tim, no Shopping Parque Dom Pedro em Campinas.

confira como foi a entrevista de 26.09.2007 >
 
 

Ivana Arruda Leite - Mestre em Sociologia pela USP, autora dos livros de contos: Falo de Mulher e Ao Homem que Não me Quis, indicado ao Jabuti em 2006. Adaptou clássicos infantis e escreveu a novela: Eu te Darei o Céu - e Outras Promessas dos Anos 60 e o juvenil Confidencial - Anotações Secretas de uma Adolescente. Participou de inúmeras antologias, entre as quais: Geração 90: os Transgressores.

confira como foi a entrevista de 09.06.2008 >
 
 

Ivone Zeger - Advogada e pós-graduada em Direito Constitucional pela Universidade São Francisco e administração de empresas pela FGV. Foi juíza do Tribunal de Impostos e Taxas de SP e faz parte do Conselho Jurídico do Secovi. Especialista em Direito de Família, presta consultoria ao novelista Manoel Carlos da TV Globo e já apresentou um quadro no programa Dia a Dia da TV Bandeirantes.
É autora do livro: Como a Lei resolve questões de Família.

confira como foi a entrevista de 12.09.2007 >
 
 

Jacqueline Aronis - Licenciada em Artes pela FAAP, faz em Londres um curso de pós-graduação em gravura em metal na Slade School of Fine Art, University College London, Inglaterra. Participou do núcleo de artistas convidados e coordenados por Evandro Carlos Jardim no Ateliê Experimental de Gravura Francesc Domingo do MAC/SP. Professora do ateliê de artes no curso de pós-graduação da Universidade Anhembi Morumbi, ministra cursos livres de desenho em ateliê próprio desde 1999. Expõe regularmente desde os anos 80.

confira como foi a entrevista de 17.04.2007 >
 
 

Jaime Pinsky - Historiador, editor, professor e criador da editora da Unicamp. Doutor pela USP e colaborador das editoras Brasiliense, Global e Atual. Autor de mais de duas dezenas de livros. Só para destacar alguns: História da Cidadania, As primeiras civilizações, O Brasil tem futuro? e Origens do Nacionalismo Judaico. Dirige a Editora Contexto e colabora com revistas e jornais como: Correio Braziliense, do qual é articulista.

confira como foi a entrevista de 29.04.2008 >
 
 

Jaime Spitzcovsky - É jornalista, formado pela USP.
Foi correspondente na Rússia e China, colabora com vários veículos de comunicação, comentando assuntos internacionais.Hoje é diretor do site Prima Página.

confira como foi a entrevista de 13.06.2007 >
 
 

Joana Rodrigues - Mestre em língua espanhola e literatura espanhola e hispano-americana pela USP, a jornalista é tradutora e professora de jornalismo da Universidade São Judas Tadeu. No lançamento da edição de luxo de Cien años de Soledad, pela Academia Real Espanhola, ela comenta a obra-prima e fala sobre o mestre Gabriel García Márquez.

confira como foi a entrevista de 20.06.2007 >
 
 

João Carlos Marinho - Escritor, escreveu o best-seller entre a garotada, O Gênio do Crime, que completa 40 anos em 2008. Formado em direito pela USP, é autor de 16 livros, 12 sobre a Turma do Gordo. Em 1982 com Sangue Fresco ganhou o Jabuti e o grande prêmio da crítica pela APCA. Em 1988 ganhou o Prêmio Mercedez Benz pelo livro Berenice Detetive. Nos anos 2000, lançou dois livros: O gordo contra os pedófilos e O Assassinato na Literatura Infantil, história bem paulistana, ambientada na Vila Madalena.

confira como foi a entrevista de 10.10.2008 >
 
 

João Carrascoza - Escritor, redator de propaganda, professor universitário e autor de novelas e romances. Publicou os livros de contos: Hotel Solidão, O Vaso Azul e Dias Raros. Seu último livro, O Volume do Silêncio, indicado ao prêmio Jabuti 2007 como melhor livro de contos e crônicas.

confira como foi a entrevista de 26.06.2007 >
 
 

João Marcello Bôscoli - Músico, produtor, apresentador e dono da gravadora Trama. Filho de Elis e Ronaldo Bôscoli aprendeu a falar e andar em meio ao universo musical de sua família. Participou de vários grupos e festivais no colégio. Já trabalhou com Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Lenine, Nelson Sargento, Ivan Lins, Cesar Camargo Mariano, entre outros.

confira como foi a entrevista de 29.05.2007 >
 
 

João Maurício Galindo - É um dos mais atuantes maestros paulistas; está à frente da Orquestra Jazz Sinfônica e da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e participa do projeto Aprendiz de Maestro da TUCCA. É Bacharel em Composição e Regência pela Unesp e pós-graduado em musicologia pela USP.

confira como foi a entrevista de 04.06.2007 >
 
 

João Paulo Cuenca - Curador do Projeto Multimídia Amores Expressos. Foi para Tóquio escrever um romance. Publicou os livros: Corpo presente, O Dia Mastroianni e das coletâneas: Dentro de um livro, Contos sobre tela, Paralelos, Prosas Cariocas, Cenas da Favela, e Cem melhores crônicas brasileiras. Selecionado pelo Festival de Hay e pelo Bogotá Capital Mundial do Livro 2007 como um dos 39 autores mais representativos da América Latina.

confira como foi a entrevista de 23.06.2008 >
 
 

João Sayad - Economista formado pela USP e doutor em Economia pela Yale University. Foi vice-presidente de Administração e Finanças do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ministro chefe da Secretaria de Planejamento da Presidência da República, também secretário da Fazenda de São Paulo e de Finanças da Prefeitura de São Paulo, professor da Faculdade de Economia da USP.
Atualmente é Secretário de Estado da Cultura de São Paulo.

confira como foi a entrevista de 16.08.2007 >
 
 

Jorge Félix - Jornalista, trabalhou por quase 10 anos no Jornal do Brasil, onde foi repórter especial em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Foi editor-assistente de Política da revista IstoÉ; colunista do portal AOL, repórter de economia dos telejornais Bom dia, Brasil e Jornal da Globo e coordenador de produção do Jornal Nacional.

confira como foi a entrevista de 19.04.2007 >
 
 

Jorge Forbes - É psicanalista e médico psiquiatra em são Paulo, um dos principais introdutores do pensamento de Jacques Lacan no Brasil, de quem foi aluno. Teve participação fundamental na criação da Escola Brasileira de Psicanálise, da qual foi o primeiro diretor-geral.

confira como foi a entrevista de 12.03.2007 >
 
 

Jorge Takla - Um dos mais ativos homens do mundo teatral.
Formado em Arquitetura e Belas Artes e Arte Dramática em Paris. Com mais de 70 espetáculos e peças, entre eles Mademoiselle Chanel, Vitor ou Vitória, Medéa, Electra e A Gaivota. Foi diretor da Divisão de Teatro da CIE Brasil com as produções: A Bela e a Fera, Chicago, A Flor de Meu Bem Querer e Marília Canta Ary e My Fair Lady.

confira como foi a entrevista de 13.09.2007 >
 
 

José Castello - Jurado do Prêmio Portugal Telecom de Literatura, é jornalista e escritor. Mestre em Comunicação pela UFRJ, trabalha para o VALOR ECONÔMICO, revistas BRAVO! ÉPOCA, e o portal literário RASCUNHO. Colunista do “Prosa&Verso” de O GLOBO, foi cronista e repórter literário de O Estado de S. Paulo, e editor do Jornal do Brasil. Escreveu o romance Fantasma,(Finalista do Jabuti 2003) e livros sobre escritores como João Cabral de Melo Neto - O homem sem alma e Diário de tudo e a biografia do poeta Vinicius de Moraes O Poeta da Paixão, (Jabuti em 1994).

confira como foi a entrevista de 29.10.2008 >
 
 

José Luiz Goldfarb - Graduado em Física pela USP, mestrado em Filosofia e História da Ciência - McGill University, Canadá. Curador do prêmio jabuti da Câmara Brasileira do Livro, diretor de cultura judaica e diretor geral de cultura da Associação Brasileira ‘A Hebraica’, conselheiro da Biblioteca Haroldo de Campos ‘Casa das Rosas - Secretaria de Estado da Cultura’. Com vasta experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências. Atualmente é professor contratado da PUC-SP, coordenador do Programa de incentivo à leitura São Paulo.

confira como foi a entrevista de 16.04.2007 >
 
 

José Luiz Tejon - Jornalista, escritor e publicitário. Foi diretor geral da OESP Mídia. Atualmente é professor da Fundação Getúlio Vargas e dirige o Núcleo de Agronegócios da ESPM, além de ser consultor estratégico do Grupo Estado.

confira como foi a entrevista de 07.06.2007 >
 
 

José Marcio Mendonça - Jornalista e comentarista político; editou o Caderno de Sábado, o suplemento de Cultura do Jornal da Tarde e foi chefe de redação da sucursal de Brasília dos jornais: O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde. Apresenta: A Palavra de Quem Decide na Rádio Eldorado e escreve para o Portal Estadão e no Blog: A Política como Ela é.

confira como foi a entrevista de 17.10.2007 >
 
 

José Mindlin - Seu amor pelos livros está muito bem retratado no belíssimo: Uma vida entre livros. Bibliófilo, detentor de uma biblioteca de mais de 45 mil livros. Advogado, formado pela Faculdade de Direito da USP. Membro da Academia Brasileira de Letras. Ex-Secretário de Cultura, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. Recebeu o prêmio Juca Pato, o prêmio Unesco, o Doutor Honoris Causa por diversas universidades. Reinações de José Mindlin é seu mais recente livro.

confira como foi a entrevista de 21.04.2008 >
 
 

José Nêumanne Pinto - Jornalista, escritor e poeta. Colaborador em diversos veículos de comunicação, ele é articulista do Jornal O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde, além de comentarista do Jornal SBT Brasil. Ganhador de um prêmio Esso de jornalismo econômico, ele gosta mesmo é de literatura! Escreveu vários livros de poemas e romances , entre eles: Mengele, a Natureza do Mal, A República na Lama, As Tábuas do Sol, Veneno na Veia. O mais recente O Silêncio do Delator recebeu o Prêmio Senador José Ermírio de Moraes 2005 da Academia Brasileira de Letras.

confira como foi a entrevista de 01.11.2007 >
 
 

José Possi Neto - Renomado diretor teatral, é um dos mais respeitados e requisitados profissionais da área. Possi é ganhador de vários prêmios, incluindo três Molière e mais de 10 APCAs. Só para você ter uma idéia da produção dele, destacam-se: Salomé, de Oscar Wilde, com Christiane Torloni. O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago. Traições, de Harold Pinter, com Paulo Autran. Dirigiu o espetáculo De um Lugar para o Outro, da companhia Nau de Ícaros.

confira como foi a entrevista de 21.02.2008 >
 
 

José Roberto Sadek - Formado em arquitetura pelo Mackenzie; mestre e doutor em comunicação pela ECA-USP. Fez especialização na Tisch School for the Arts de Nova York. Dirigiu a TV Escola do Ministério da Educação e foi consultor do Banco Mundial. Teve passagens pela TV Cultura, Fundação Roberto Marinho, Instituto Itaú Cultural; além de consultor para o Sebrae, Sesi e CNI. Desde 2004 é secretário-adjunto da Cultura de São Paulo e lançou recentemente o livro: Um olhar do cinema.

confira como foi a entrevista de 28.05.2008 >
 
 

José Roberto Torero - Escritor e roteirista, formado em Letras e Jornalismo pela Universidade de São Paulo é considerado um dos grandes talentos da nova ficção brasileira. Autor de 13 livros, ele escreve roteiros para cinema e televisão.

confira como foi a entrevista de 01.05.2007 >
 
 

Joyce Pascowitch - Jornalista e mulher interessante.
Colunista respeitadíssima, responsável por inúmeros furos jornalísticos. O seu site Glamurama cobre festas, eventos culturais e é um dos mais acessados. Atualmente tem uma revista que leva o seu nome: Joyce Pascowitch. Com moda, comportamento, arte, cultura e grandes entrevistas.

confira como foi a entrevista de 21.06.2007 >
 
 

Jum Nakao - Estilista, artista e diretor de criação. Em 2004 na São Paulo Fashion Week , seu desfile: A Costura do Invisível recebeu o título de desfile da década na comemoração dos dez anos de moda no Brasil e foi considerado um dos trabalhos mais representativos do século pelo museu de moda de Paris e ganhou uma edição em livro pelo Senac.

confira como foi a entrevista de 26.02.2008 >
 
 

Laís Bodanzky - Cineasta formada pela FAAP, dirigiu: Bicho de Sete Cabeças, ganhador de 48 prêmios no Brasil e exterior. É coordenadora do Cine Tela Brasil, um projeto de cinema itinerante que leva cinema para 98 municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, e apresenta filmes nacionais a mais de 230 mil espectadores. No teatro, trabalhou com Antunes Filho e dirigiu a peça: Essa Nova Juventude. Em 2007, idealizou as Oficinas de Vídeo Tela Brasil. Chega de Saudade é seu segundo longa-metragem.

confira como foi a entrevista de 16.04.2008 >
 
 

Laura Wie - Formada em Letras pela USP, começou a carreira como modelo, desfilando e fotografando para as maiores grifes nacionais e internacionais. Na TV, fez filmes publicitários e apresentou no canal a cabo People & Arts, na TV Cultura e Rede 21. No teatro atuou na peça Mademoiselle Chanel. É Colaboradora da Revista: Go Where São Paulo. Atualmente, apresenta o Programa Muito + , na TV Ideal, novo canal da Editora Abril.

confira como foi a entrevista de 30.11.2007 >
 
 

Laurentino Gomes - Jornalista, repórter e editor dos principais veículos de comunicação do Brasil, incluindo O Estado de S. Paulo e a revista Veja. Dirige uma unidade da Editora Abril responsável pela publicação de 23 títulos, entre eles: Bravo!, Casa Claudia, Quatro Rodas, Playboy, National Geographic e Viagem e Turismo. Seu livro 1808 - como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil foi o livro mais vendido de 2007 e também um dos mais comentados aqui no programa!

confira como foi a entrevista de 25.02.2008 >
 
 

Leão Serva - Jornalista. Foi correspondente internacional e cobriu A Batalha de Sarajevo que serviu de base para a sua tese de mestrado e virou livro de mesmo nome. Trabalhou no Jornal da Tarde, Lance!, Revista Placar e participou da criação do primeiro jornal na Internet, o Último Segundo, IG. Atua na Comunicação da Prefeitura de SP, desde a gestão Serra e agora com Gilberto Kassab; lançou o livro: Cidade Limpa – O projeto que mudou a cara de São Paulo.

confira como foi a entrevista de 07.08.2008 >
 
 

Leda Tenório da Motta - Professora no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUCS/SP. Estudou na França com Roland Barthes e Julia Kristeva. Crítica literária com passagem pelos principais cadernos de cultura do país, é também tradutora, tendo vertido para o português, entre outros, as Máximas de La Rochefoucauld e O Spleen de Paris de Baudelaire. Lança pela Editora Perspectiva: Proust - A Violência Sutil do Riso.

confira como foi a entrevista de 19.09.2007 >
 
 

Lenise Pinheiro - Fotógrafa especializada em teatro e iluminação. Ela trabalhou com José Celso Martinez Corrêa, Pina Bausch, Daniela Thomas, Fauzi Arap, Aderbal Freire Filho, Marcelo Drummond, e Gerald Thomas. Participou de mais de 32 mostras, 7 coletivas e 25 individuais. Lenise faz "still" de cinema, capas de discos, gravações de novelas, programas e comerciais de televisão. Lançou: Fotografia de Palco pelas Edições Sesc SP e Editora Senac SP.

confira como foi a entrevista de 17.09.2008 >
 
 

Leona Cavalli - Atriz,cursou Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e direito na PUC. Trabalhou em diversas peças de teatro com textos de Oswald de Andrade, Eurípedes e Shakespeare. Na televisão atuou em várias produções, seu último trabalho é o da personagem Justine na minissérie da TV Globo: Amazônia, de Galvez a Chico Mendes. Participou de filmes como: Olga, Carandiru e Amarelo Manga e ganhou vários prêmios.Atualmente está envolvida em projetos de literatura.

confira como foi a entrevista de 30.05.2007 >
 
 

Leopoldo Pacheco - Ator de teatro, cinema e televisão. Estudou artes plásticas na FAAP e dramáticas na ECA-USP. Diretor, produtor e figurinista de várias montagens teatrais. No cinema atuou em Feliz Ano Velho e Carandiru. Na televisão destaque para: Roda da Vida, Um Só Coração, A Escrava Isaura,Belíssima, Amazônia - de Galvez a Chico Mendes e Paraíso Tropical . Nos palcos, inúmeras peças como: Máscaras, A Megera Domada, As Mil e Uma Noites, Pólvora e Poesia, A Cabeça e O Beijo no Asfalto. É ganhador de 2 prêmios APCA, 2 Shell e um Mambembe, entre vários.

confira como foi a entrevista de 15.08.2007 >
 
 

Lígia Cortez - Atriz e diretora teatral, ela também cuida da direção artística da Escola Superior de Artes Célia Helena que acaba de virar faculdade. Ela atuou em diversos espetáculos como: Macunaíma, Rei Liar de Shakespeare e A Entrevista de Samir Yazbek, entre outros. No cinema, destaque para a os filmes: Um céu de estrelas de Tata Amaral e Cronicamente Inviável de Sergio Bianchi. Na televisão, atuou em vários papéis nas novelas: Esperança, Páginas da Vida e Sete Pecados. Coordena as atividades teatrais do MAM-SP e é professora convidada na ECA/USP.

confira como foi a entrevista de 25.04.2008 >
 
 

Lisa Liberbaum - Aluna de segundo grau do Colégio Santa Cruz em São Paulo, embora jovem, tem apenas dezesseis anos, a adolescente sempre gostou muito de ler.

confira como foi a entrevista de 03.05.2007 >
 
 

Lizette Lagnado - Jornalista, doutora em Filosofia pela USP. Iniciou a carreira editando e produzindo a revista "Arte em São Paulo", foi repórter de artes visuais para o caderno "Ilustrada" da Folha de São Paulo de 1990 a 1991. Tem dois livros publicados: "Conversações com Iberê Camargo" (esgotado) e "Leonilson: são tantas as verdades". Fundou o Projeto Leonilson (1993) para a catalogação das obras do artista, já falecido. Fez parte do grande projeto de mapeamento de jovens artistas brasileiros ( Itaú Cultural ). Coordenou o site de Hélio Oiticica com os arquivos do artista e, desde 2001, é co-editora, com Alcino Leite Neto e Esther Hamburger, da revista eletrônica Trópico, hospedada no UOL.

confira como foi a entrevista de 26.04.2007 >
 
 

Lobão - Músico, compositor poeta e leitor voraz.
Fundador da Blitz e autor de vários discos: Cena de Cinema, Cuidado, Vivo. Lançou de forma independente em bancas de jornal, a trilogia: Nostalgia da Modernidade, Noite e A Vida é Doce, bem como Uma Odisséia no Universo Paralelo.
Dirige a revista OutraCoisa sobre cultura contemporânea, arte e música. Está em turnê com o show baseado no lançamento do dvd: Acústico MTV, uma nova leitura dos seus grandes sucessos, com novidades e participações especiais.

confira como foi a entrevista de 13.08.2007 >
 
 

Lucia Hiratsuka - Ilustradora, ela é formada em artes plásticas, e já escreveu vários títulos de literatura infanto juvenil.Os livros de Sayuri, o mais recente; Festa no céu Festa no mar, Histórias de Mukashi, Contos da montanha, Lin e o outro lado do Bambuzal, Um rio de muitas cores, Urashima Taro, Coleção Contos e Lendas do Japão e Histórias Tecidas em Seda, que recebeu o Prêmio de Melhor Reconto 2008 da Fundação Nacional do Literatura Infantil e Juvenil.

confira como foi a entrevista de 09.10.2008 >
 
 

Lucius de Mello - Escritor, roteirista, jornalista e pesquisador do LEER – Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação da Universidade de São Paulo. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Durante 14 anos foi repórter da Globo. Atualmente é roteirista do Programa Hoje em Dia, na Rede Record. Em 2OO3, foi finalista do Jabuti na categoria melhor reportagem/biografia com o livro Eny e o Grande Bordel Brasileiro em fase de adaptação para cinema e TV.

confira como foi a entrevista de 24.10.2008 >
 
 

Luis Augusto Fischer - Ficcionista, cronista, roteirista e crítico literário. Cursou Letras na UFRGS, onde fez Mestrado e Doutorado, e leciona Literatura Brasileira desde 1985. Escreve regularmente para veículos de imprensa e colabora com a revista Bravo! E o jornal Folha de São Paulo. Publicou diversos livros, entre eles o Dicionário de porto-alegrês, o Dicionário de palavras e expressões estrangeiras. Lançou pela Arquipélago Editorial o Livro Machado e Borges - e outros ensaios sobre Machado de Assis

confira como foi a entrevista de 23.12.2008 >
 
 

Luis Bolognesi - Formado em Jornalismo pela PUC e Ciências Sociais pela USP. Dirigiu uma série de curtas e documentários para a TV e para o cinema. Escreveu o roteiro de duas notáveis produções da recente safra do cinema brasileiro: Bicho de Sete Cabeças e Chega de Saudade. Luiz é o responsável pelo roteiro do Filme Birdwatchers, que competiu no Festival de Veneza, esse ano. É também o idealizador do Cine Tela Brasil, projeto de cinema itinerante que exibe filmes brasileiros a comunidades que não tem acesso ao cinema, e das Oficinas Itinerantes de Vídeo Tela Brasil, que ensinam a arte do audiovisual a jovens de baixa renda.

confira como foi a entrevista de 17.10.2008 >
 
 

Luiz Alberto Chaves de Oliveira - Médico pediatra. Trabalha com Dependentes de Álcool e outras Drogas em diversas organizações públicas e privadas.

confira como foi a entrevista de 11.04.2007 >
 
 

Luiz Alberto Mendes - Escritor e colunista da Revista Trip; faz palestras em escolas, universidades, empresas e prisões e presta consultoria ao Instituto Ecofuturo para desenvolver uma biblioteca padrão na Penitenciária de Bauru II. Descobriu na escrita e leitura ferramentas para esquecer a violência e a solidão. Seu primeiro livro, Memórias de um Sobrevivente retrata os mais de 30 anos de detenção e ultrapassou a marca de dez mil livros vendidos. Ele também é autor de: Tesão e Prazer e Às Cegas. Prepara para 2008 uma peça teatral.

confira como foi a entrevista de 27.11.2007 >
 
 

Luiz Cuschnir - Médico, psiquiatra e psicoterapeuta. Supervisor no Serviço de Psicoterapia do HC, professor e supervisor na Federação Brasileira de Psicodrama e publicou dezenas de livros: Os Bastidores do Amor ; A Relação Mulher & Homem – Uma história dos seus encontros e diferenças; Masculino, como ele se vê/ Feminina, como o homem vê a mulher; Homens e suas máscaras entre outros.

confira como foi a entrevista de 18.09.2007 >
 
 

Luiz Felipe Pondé - Doutor em filosofia pela USP e pela Université de Paris VIII. Professor do programa de pós-graduação em Ciências da Religião da PUC-SP e da Faap e professor convidado da pós-graduação da Escola Paulista de Medicina. É autor de Crítica e profecia – a filosofia da religião em Dostoiévski e Do pensamento no deserto – ensaio de filosofia, teologia e literatura. Ele também dá aulas na Casa do Saber.

confira como foi a entrevista de 19.02.2008 >
 
 

Luiz Ruffato - Escritor, organizador de antologias e resenhista. O romance: Vista Parcial da Noite, ganhou o segundo lugar no Jabuti 2007. Seus outros livros: Mamma son tanto felice e Mundo inimigo venceram o prêmio APCA de melhor ficção de 2005 e integram pentalogia: Inferno provisório. Ele escreveu também: Eles eram muito cavalos, publicado na Itália, França e Portugal e premiado pela APCA como melhor romance de 2001. Ruffato lançará nesta quarta feira, pela editora Moderna: De Mim Já Nem Se Lembra.

confira como foi a entrevista de 24.10.2007 >
 
 

Luiza Nagib Eluf - Procuradora de Justiça do Ministério Público de São Paulo, é formada em Direito, pela USP, atualmente exerce o cargo de Subprefeita da Lapa.
Já colaborou com os jornais “O Estado de São Paulo”, “Folha de São Paulo” e “Jornal da Tarde”, com artigos de opinião.
É autora de vários livros dentre os quais A paixão no banco dos réus sobre crimes passionais, o romance Retrato, e o mais recente Matar ou morrer – o caso Euclides da Cunha.

confira como foi a entrevista de 03.12.2008 >
 
 

Magda Pucci - Compositora, arranjadora, intérprete e pesquisadora do repertório multicultural,mestranda em Antropologia na PUC-SP. Há doze anos, líder do grupo musical Mawaca, recria as tradições sonoras diversas do mundo, cantadas em mais de dez idiomas. O Grupo tem cinco CDs e um DVD: Mawaca pra Todo Canto. Autora de trilhas para peças: Os Lusíadas, Quixote e Fragmentos Troianos, além do livro: Outras Terras, Outros Sons. Dirigiu pelo SESC a Orquestra Mediterrânea. É apresentadora e produtora do programa Planeta Som na Rádio USP.

confira como foi a entrevista de 04.09.2007 >
 
 

Maitê Proença - Atriz, trabalhou em diversas novelas, peças de teatro e filmes: Dona Beija, Sassaricando, O Salvador da Pátria, quem não se lembra? No cinema, ela foi A Dama do Cine Shanghai. Nos palcos: sua última aparição foi em Achadas e Perdidas, peça de sua autoria. Ela integra há quase dois anos o programa Saia Justa do GNT e não cansa de se reinventar. Das crônicas que escrevia para a Revista Época, nasceu seu primeiro livro: Entre Ossos e a Escrita. Lançou recentemente: Uma vida Inventada - Memórias Trocadas e Outras Histórias.

confira como foi a entrevista de 05.05.2008 >
 
 

Mamede Mustafa - Filho de imigrantes libaneses, Mamede é Bacharel em Letras - Português e Árabe pela USP onde fez doutorado. Já o pós-doutorado em Letras foi na Universidade do Cairo. Professor do departamento de idiomas orientais da USP. Entre suas traduções, destaca-se O livro das Mil e Uma Noites, com o qual recebeu o Prêmio Jabuti de Melhor Tradução, o da Associação Paulista dos Críticos de Arte, e o Prêmio Paulo Rónai de Tradução.

confira como foi a entrevista de 16.03.2009 >
 
 

Manoel Beato - Ele tem formação de barman, sommelier e especialização pelo Bureau Interprofessionel du Vin de Borgogne, França. O seu currículo inclui viagens às grandes regiões vinícolas do mundo e a realização de palestras, degustações e consultoria especializada. É considerado pela crítica especializada um dos melhores sommeliers do Brasil há anos. Desde 1992 é chef-sommelier do grupo Fasano. Autor do livro Guia de Vinhos Larousse, apresenta na Eldorado FM o programa Adega Musical

confira como foi a entrevista de 19.12.2008 >
 
 

Manuel da Costa Pinto - Estudioso de literatura, Coordenador Editorial do Instituto Moreira Salles, Mestre em teoria literária e literatura comparada pela USP, colunista da Folha de S.Paulo, publicou os livros Antologia Comentada de Poesia Brasileira no Século 21, Literatura brasileira hoje, O livro de outro da psicanálise e Crônica brasileira contemporânea. Manuel da Costa Pinto apresenta o programa Letra Livre e assumiu a direção do programa Entrelinhas, ambos da TV Cultura

confira como foi a entrevista de 18.11.2008 >
 
 

Mara Gabrilli - Publicitária, psicóloga e uma mulher linda.
Há doze anos ficou tetraplégica devido a um acidente de carro. Fundou a ONG: Projeto Próximo Passo. Hoje é vereadora da Câmara Municipal de São Paulo e apresentadora do programa na Eldorado AM: Derrubando Barreiras - Acesso para todos.

confira como foi a entrevista de 02.07.2007 >
 
 

Mara Luquet - Jornalista, editora da Letras & Lucros.Escreve sobre finanças há mais de dez anos. Trabalhou no jornal Valor Econômico e foi editora de Investimentos e Carreira no jornal Valor Econômico, do caderno Folha Invest, da Folha de S.Paulo e da revista Veja. Foi repórter da Gazeta Mercantil e da revista Exame. É autora dos Guias Valor Econômico de Finanças Pessoais e Valor Econômico de Planejamento da Aposentadoria. Autora do livro infantil: A Formiga Emília e a Economia e Tristezas Não Pagam Dívidas.

confira como foi a entrevista de 14.11.2007 >
 
 

Mara Mourão - Diretora de cinema e publicidade. Autora de três longas metragem: o “Alô?!”, o filme “Avassaladoras” e documentário sobre os "Doutores da Alegria" que já ganhou vários prêmios.

confira como foi a entrevista de 02.04.2007 >
 
 

Marçal Aquino - Jornalista e escritor. Foi revisor, repórter e redator nos jornais O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde. Hoje é um dos escritores mais vistos de São Paulo, pela quantidade de roteiros, muitos premiados, para os filmes: Ação entre Amigos, Os Matadores, O Cheiro do Ralo, Cão sem Dono e outros. Consultor convidado do Sundance Institute em 2002. Publicou muitos livros, entre eles: O Amor e Outros Objetos Pontiagudos, premiado pelo Jabuti 2000, O Invasor, Famílias Terrivelmente Felizes e Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios, título recomendado por muitos dos nossos entrevistados.

confira como foi a entrevista de 26.10.2007 >
 
 

Marcelino Freire - Escritor, nascido em Pernambuco, viveu no Recife e hoje mora em São Paulo. Escreveu os livros de contos: Angu de Sangue e BaléRalé . Lançou o livro, Contos Negreiros, ganhador do Prêmio Jabuti 2006, incluindo uma versão em áudio livro. Autor da antologia: Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século; prepara para 2008, outro livro de contos: RASIF - Mar que Arrebenta. Ele é um dos principais nomes da nova geração de escritores.

confira como foi a entrevista de 10.08.2007 >
 
 

Marcelo Cherto - Consultor especialista em Franchising. Mestre em Direito pela New York Univesity e membro da Academia Brasileira de Marketing e do Global Advisory, Marcelo é presidente do Grupo Cherto, consultoria especializada em Ocupação de Mercado. É membro do Board da Endeavor Global e da Academia Brasileira de Marketing. Cherto trouxe para o Brasil o sistema de franqueamento, e já escreveu ou foi co-autor de 13 livros para auxiliar os empreendedores.
Acaba de lançar Somos Todos Vendedores – quarenta histórias reais e lições práticas para vender mais e melhor, publicado pela Editora Saraiva.

confira como foi a entrevista de 10.03.2009 >
 
 

Marcelo Jaffé - Violista. Aperfeiçoou-se na Universidade de Illinois e no Centro de Música de Tanglewood, nos Estados Unidos, apresentou-se em vários países, participando de destacados conjuntos camerísticos e orquestrais em Festivais de Música no Brasil e exterior. Foi Maestro da Kamerata Philarmonia e Diretor Artístico da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de SP. Hoje, é professor de viola no Departamento de Música da ECA- USP, e membro do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

confira como foi a entrevista de 03.09.2008 >
 
 

Marcelo Mansfield - Ator, escritor e diretor. Começou sua carreira nos EUA. No Brasil, fez mais de 500 filmes publicitários, curtas e longas. Na TV foram várias novelas e minisséries. Foi colunista e colaborou em jornais e revistas.Estagiou em sitcoms em Hollywood, acompanhando as gravações dos seriados The Nanny e The Naked Truth.

confira como foi a entrevista de 06.09.2007 >
 
 

Marcelo Semer - Advogado, formado pelo Largo São Francisco. Foi jornalista, professor universitário e presidente da Associação Juízes para a Democracia. Desde 1990, é juiz de direito. Autor de obras e artigos jurídicos e lançou o livro: Certas Canções.

confira como foi a entrevista de 26.08.2008 >
 
 

Marcia Camargos - Jornalista e biógrafa de Monteiro Lobato. Fundou a SOSACI, é conselheira editorial e voluntária da Editora Expressão Popular. Coordena o Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca do Estado, além de ser sócia da Companhia da Memória. Ganhadora dos prêmios Jabuti e da Academia Paulista de Letras. Tem publicado os livros: Monteiro Lobato: Furacão na Botocúndia, A Semana de 22: Entre Vaias e Aplausos e A Travessia do Albatroz, um sucesso de crítica de público.

confira como foi a entrevista de 14.09.2007 >
 
 

Márcia De Luca - Mestre de Yoga pelo The Chopra Center, do respeitado médico e pensador indiano Deepak Chopra, de quem é discípula e ministra os ensinamentos em cursos no Brasil. Fundadora do CIYMAM, Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda, em São Paulo. Idealizadora do evento “yoga pela paz que mobilizou centenas de pessoas.
Tem 2 livros publicados: A Idade do Poder: transformação, saúde e beleza para a mulher, pela editora Tornado e seu mais recente livro, “Ayurveda – Cultura de Bem Viver” pela Editora de Cultura.

confira como foi a entrevista de 03.11.2008 >
 
 

Márcia Sanches Luz - Poetisa e pedagoga; formada em literatura francesa e inglesa; e tradutora dos idiomas: inglês e francês. Participou da Antologia Saciedade dos Poetas Vivos. Parte do trabalho da Márcia está em Blocos Online, editado por Leila Míccolis e Urhacy Faustino e também em diversos sites de literatura, assim como em seus blogs. Ela é autora do livro: No Verde dos Teus Olhos.

confira como foi a entrevista de 29.08.2008 >
 
 

Márcia Tiburi - Filósofa,publicou vários livros: As Mulheres e a Filosofia, O Corpo Torturado, Uma outra história da razão, Diálogo sobre o Corpo, Metamorfoses do Conceito e o primeiro romance da série Trilogia Íntima: Magnólia, que foi finalista do Jabuti. Em 2006 lançou o segundo volume A Mulher de Costas. É professora da FAAP, do curso de formação de escritores da Academia Internacional de Cinema, colunista de revistas, além de conferencista e participante do Saia Justa, do GNT.

confira como foi a entrevista de 22.05.2007 >
 
 

Márcia Veloso - Historiadora, formada pela PUC-SP. Ilude-se com a aventura da escrita, fascinada pela arte de alinhavar palavras, mantém um exercício contínuo e desordenado com as palavras. Amadora na arte de escrever, a ouvinte conta que tudo seu é inédito.

confira como foi a entrevista de 29.03.2007 >
 
 

Marcia Veloso - Historiadora, foi uma das primeiras ouvintes a deixar um recado na secretária eletrônica do Letras. Nesta entrevista ela fala de Clarice Lispector, sua paixão literária e dá ótimas dicas de autores como o genial Gabriel García Márquez, Rainer Maria Rilke e Humberto Eco.

confira como foi a entrevista de 26.09.2008 >
 
 

Marco Lacerda - Jornalista e escritor, ele tem cursos de extensão em Política Internacional na Universidade da Califórnia nos EUA e em Jornalismo & Ética na Espanha, onde estagiou no prestigiado El Pais. Marco foi correspondente internacional no México e Estados Unidos pelo Estadão e aqui pela nossa Rádio Eldorado. Foi editor na Rede Globo; morou 5 anos no Japão como correspondente das revistas: Exame, Superinteressante, Cláudia e Playboy. Publicou os livros: Favela High-Tech, que será adaptado para o cinema, Clube dos Homens Bonitos e seu mais recente, finalista do prêmio Jabuti na categoria romance, As Flores do Jardim da nossa Casa. Atualmente, comanda o programa de cultura FrenteVerso, da Rádio FM Inconfidência, em Belo Horizonte.

confira como foi a entrevista de 14.10.2008 >
 
 

Marcos Prado Troyjo - Diplomata, economista, sociólogo e cientista político. Doutor em sociologia das relações internacionais pela USP e pesquisador-visitante da Columbia University, EUA. Ganhador de vários prêmios, ele serviu como diplomata durante 10 anos e participou da Delegação do Brasil junto ao Conselho de Segurança da ONU. Hoje, ele é CEO da Casa Brasil e vice-presidente da Gazeta Mercantil e do Jornal do Brasil. Publicou os livros: Tecnologia & Diplomacia; Manifesto da Diplomacia Empresarial e o recém lançado: Nação-Comerciante - Poder e Prosperidade no Século XXI.

confira como foi a entrevista de 21.11.2007 >
 
 

Maria Adelaide Amaral - Escritora e dramaturga premiada, responsável pelo sucesso das minisséries: JK, Um Só Coração, A Casa das Sete Mulheres, Os Maias, A Muralha, Queridos Amigos. No teatro, são inúmeras peças: Bodas de Papel, A Resistência, Ossos do Ofício, De Braços Abertos. Recebeu os prêmios Molière e Mambembe e escreveu vários livros: Luísa - quase uma história de amor, Coração Solitário, O Bruxo e Estrela Nua.

confira como foi a entrevista de 11.09.2007 >
 
 

Maria José Silveira - Escritora, formada em Comunicação e Antropologia pela Universidade Mayor de San Marcos em Lima, Peru e mestre em Ciências Políticas pela USP. Sócia-fundadora da Editora Marco Zero, começou a escrever para crianças na Revista do Sítio do Picapau Amarelo. Já publicou os livros: Eleanor Marx, filha de Karl e O fantasma de Luis Buñuel, Guerra no coração do cerrado. O primeiro romance de Maria José Silveira, publicado em 2002 rendeu-lhe o prêmio APCA de Escritora Revelação com o título: A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas.

confira como foi a entrevista de 25.03.2008 >
 
 

Maria Luiza Tucci Carneiro - No aniversário de 2 anos do Letras, homenageamos 5 mulheres, da mesma forma como nos anos passados.

Graduada e pós-graduada em História Social pela USP, tem o racismo e o anti-semitismo como objetos de estudo; coordena pesquisas sobre direitos humanos, intolerância, censura, nazismo e imigração no Brasil no LEER – Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação. Alguns de seus livros: O Anti-semitismo na Era Vargas: fantasmas de uma geração; O Veneno da Serpente; O Racismo na História do Brasil: Mito e Realidade; Judeus e Judaísmo na obra de Lasar Segall, em co-autoria com Celso Lafer, entre outros.

confira como foi a entrevista de 02.03.2009 >
 
 

Mariana Elisabetsky - Atriz de teatro,cinema e TV. Participou de diversas montagens teatrais,dentre elas: O Mágico de Oz, Cazas de Cazuza, Grease, e A Borboleta sem Asas. Apresentou o Turma da Cultura, ganhador de três Emmy e Prêmio Qualidade Brasil; no cinema atuou no longa: Um Homem Qualquer.

confira como foi a entrevista de 05.10.2007 >
 
 

Mariana Ianelli - Jornalista e mestra em Literatura e Crítica Literária, autora de cinco livros: Trajetória de Antes, Duas Chagas, Passagens e Fazer Silêncio, finalista dos prêmios Jabuti, Bravo! e Prime de Cultura. Seu último livro, Almádena, é uma coleção de poemas que permeiam a natureza do tempo e a vida.

confira como foi a entrevista de 02.11.2007 >
 
 

Marília Toledo - Formada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero, é diretora Artística do Teatro Aliança Francesa; ela escreveu e produziu espetáculos como “Marias do Brasil”, e “Amídalas”. Foi roteirista do Programa “Altas Horas”, de Serginho Groisman, na Globo. Em Agosto deste ano estreou o segundo espetáculo do projeto Clássicos Para Menores, com a peça “Sonho de Uma Noite de Verão”. Junto com “Amor de Servidão”, e “Bem Aventurados os Anjos que Dormem”, as 3 peças sob sua direção ficam em cartaz até o dia 12 de Dezembro no Teatro Aliança Francesa.

confira como foi a entrevista de 14.11.2008 >
 
 

Marilu Beer - É artista plástica, designer de móveis, paisagista e decoradora. Nascida em Buenos Aires, naturalizada brasileira, está no Brasil há 53 anos, mas continua com sotaque portenho.

confira como foi a entrevista de 21.03.2007 >
 
 

Mario Prata - Jornalista, escritor, roteirista, resenhista de literatura. Escreveu para revistas, jornais, teatro e televisão. Ganhou vários prêmios e escreveu diversos livros, entre eles: James Lins, o playboy que não deu certo; Filho é bom, mas dura muito; Mas será o Benedito?; O diário de um magro; Minhas mulheres e meus homens. Seus mais recentes livros são: Purgatório e Cem Melhores Crônicas.

confira como foi a entrevista de 19.09.2008 >
 
 

Mário Prata - Jornalista, escritor, roteirista, resenhista de literatura. Escreveu para revistas, jornais, teatro e televisão. Ganhou vários prêmios e escreveu diversos livros, entre eles: James Lins, o playboy que não deu certo; Filho é bom, mas dura muito; Mas será o Benedito?; O diário de um magro; Minhas mulheres e meus homens. Seus mais recentes livros são: Purgatório e Cem Melhores Crônicas.

confira como foi a entrevista de 27.02.2009 >
 
 

Mário Sérgio Cortella - Graduado em Filosofia, Mestre e Doutor em Educação pela PUC, sob a orientação Paulo Freire. Atualmente é professor-titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da Pós-Graduação em Educação da PUC. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo. É autor, entre outros livros, de A Escola e o Conhecimento, Nos Labirintos da Moral, com o professor Yves de La Taille e Não Nascemos Prontos!Provocações Filosóficas.

confira como foi a entrevista de 15.12.2008 >
 
 

Marleine Paula Marcondes e Ferreira de Toledo - Professora da USP e de outras instituições, tanto na graduação quanto na pós-graduação, das áreas de Letras, Comunicação e Direito e avaliadora do Ministério da Educação. E além disso, é uma especialista em Milton Hatoum, um dos autores mais citados no programa.

confira como foi a entrevista de 05.04.2007 >
 
 

Marta Góes - Jornalista, escritora e dramaturga, é autora das peças "Prepare Seus Pés para o Verão", "Um Porto para Elizabeth Bishop" e da peça "A Reserva", em cartaz com Irene Ravache no elenco.
Marta trabalhou no jornal O Estado de S. Paulo, e nas revistas IstoÉ e Claudia, entre outras publicações. Além de Um Porto para Elizabeth Bishop, escreveu os livros Mulheres virando o jogo, e Alfredo Mesquita – Um Grã-fino na contramão (Editora Terceiro Nome). Pela série Aplauso, lançou em 2008, outra biografia Regina Braga: Talento é um aprendizado.

confira como foi a entrevista de 27.11.2008 >
 
 

Mary Del Priore - Historiadora, autora, e pedagoga. Doutora em história social pela USP, com pós-doutorado na França em Ciências Sociais. Especialista em História do Brasil, ela é ganhadora de diversos prêmios, dois Jabuti e o Personalidade Cultural do Ano. Colaboradora em prefácios e traduções para editoras nacionais e internacionais e dá cursos; além de ter uma extensa obra publicada, com ótimos livros, referências em temas: cotidiano da vida privada, cultura, comportamento e mulher. Seu último livro é O Príncipe Maldito.

confira como foi a entrevista de 07.03.2008 >
 
 

Matthew Shirts - Redator-chefe da revista National Geographic Brasil e coordenador do Planeta Sustentável, da Editora Abril, Matthew escreve crônicas regularmente para o Estado de São Paulo há mais de 14 anos. Formou-se em estudos latinoamericanos em Berkeley, estudou História na USP, e foi aluno do lendário historiador Richard M. Morse na Universidade Stanford, onde fez pós-graduação no início dos anos 80.

confira como foi a entrevista de 29.12.2008 >
 
 

Maurício de Sousa - Quadrinista da Turma da Mônica e jornalista Mauricio começou fazendo ilustrações e tiras em quadrinhos com o cãozinho Bidu, e seu dono Franjinha. Foi repórter policial, mas seu grande talento em criar e desenhar fez dele talvez o maior quadrinista do nosso país. Seus personagens já foram adaptados para vários veículos: Revistas, TV, cinema e teatro. Agora eles chegam a China, num programa educativo de alfabetização pela TV.

confira como foi a entrevista de 19.11.2008 >
 
 

Mauro Chaves - Jornalista, escritor, advogado e dramaturgo, Mauro é editorialista e articulista do Jornal O Estado de S. Paulo e comentarista político da Rede Gazeta de Televisão. Formado em direito pela PUC-SP e pós-graduado pela ECA-USP e FGV. Ele escreve ensaios, peças teatrais, roteiros para cinema e produz trilhas sonoras, e dá palestras Brasil afora. Mauro ainda arruma tempo para se aventurar pelas artes plásticas, ganhador de diversos prêmios, publicou vários os livros como: O Dólar Azul, Contravérbios, Três Contos Artificiais, O Virulêncio...

confira como foi a entrevista de 15.10.2008 >
 
 

Mauro Wrona - É músico e tenor internacional.Atuou com as maiores companhias de teatro da Europa e viajou o mundo com seus espetáculos. No Brasil, atuou no Theatro Municipal de São Paulo e do Rio de Janeiro e em diversos festivais.Hoje é coordenador do Ópera Estúdio do Centro Tom Jobim.

confira como foi a entrevista de 14.06.2007 >
 
 

Mia Couto - Um dos mais requintados escritores surgidos na África pós-colonial e uma das vozes mais originais da literatura lusófona contemporânea. Jornalista, esteve na FLIP para lançar seu último romance, Terra Sonâmbula, considerado um dos doze melhores livros africanos do século. Atualmente, é professor e biólogo.

confira como foi a entrevista de 08.08.2007 >
 
 

Michel Laub - Advogado, jornalista e escritor. Foi editor-chefe e diretor de redação da revista Bravo! Publicou: Música anterior, Longe da água e O segundo tempo. Atualmente, coordena as publicações e cursos do Instituto Moreira Salles.

confira como foi a entrevista de 15.09.2008 >
 
 

Milly Lacombe - Jornalista, escritora e comentarista esportiva. Foi diretora de redação da revista TPM e hoje escreve na Marie Claire. Além de publicar Segredos de uma lésbica para homens, ela é co-autora do livro de crônicas Blônicas e de Para ser jogador de Futebol que fez com Soninha Francine. Já com Costanza Pascolato escreveu o livro, Como ser uma modelo de sucesso. Milly adora futebol, trabalhou no Sport TV e agora foi contratada pela Rede Record como uma das comentaristas da Champions League da UEFA e da Eurocopa 2008.

confira como foi a entrevista de 20.10.2008 >
 
 

Milton Hatoum - Premiado escritor lança seu quarto livro: Órfãos do Eldorado. Nascido em Manaus, estudou arquitetura e depois enveredou pelo caminho das Letras. Seus livros: Relato de um certo oriente, Dois irmãos e Cinzas do Norte levaram três vezes o prêmio Jabuti de melhor romance e foram publicados nos Estados Unidos e Europa. Ele é professor de literatura na Universidade do Amazonas e professor visitante da Universidade da Califórnia, em Berkeley, EUA.

confira como foi a entrevista de 18.03.2008 >
 
 

Mira Haar - Diretora, também exerce atividades como atriz, figurinista e artista plástica. Graduada pela Faculdade de Artes Plásticas da FAAP, foi integrante do Pod Minoga Studio. Atuou nas montagens teatrais de Filhos do Silêncio, Cabaret, Mammy vai à lua, entre outros. Como diretora, assinou os espetáculos Filho de Artista, Cabine do Destino, Show de Natal entre outros. Na TV, apresentou o programa Bambalalão e atuou no seriado Mundo da Lua, ambos da TV Cultura.
Está em cartaz com a peça Teatro Castelo Rá-Tim- Bum, Onde está o Nino?, no Teatro Abril até 14 de Dezembro.

confira como foi a entrevista de 11.11.2008 >
 
 

Miriam Bobrow - Psicóloga e empresária, formada pela PUC e com mais de 15 anos de experiência no estudo, análise e pesquisas sobre as relações entre homens e mulheres. Seu site www.comovai.com.br virou referência quando se trata de relacionamentos pela internet.

confira como foi a entrevista de 12.06.2007 >
 
 

Miriam Tawil - Psicóloga, formada pelo Sedes Sapientiae. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Publicou e apresentou diversos artigos em congressos internacionais. Atende pacientes em seu consultório em São Paulo e coordena as atividades do Atelier de Estudos Psicanalíticos (Atepsi). Autora do livro: Mundo Fashion – Modelos e Bastidores e co-autora do recém-lançado: Nós, Mulheres Vol. 6.

confira como foi a entrevista de 05.12.2007 >
 
 

Moacyr Godoy Moreira - Médico, escritor e mestre em literatura brasileira pela USP. Organizou antologia em áudio Contos de Agora e o livro Ponto de Fuga de Jorge Coli. Participou em: Os cem menores contos brasileiros do século XXI, Conto até dez; e Desconcertos. e os livros: Lâmina do Tempo e República das Bicicletas. Em 2008, participa da antologia: Um rio de contos, que será lançada em Portugal, com autores portugueses e brasileiros. Lançou: Ruídos Urbanos.

confira como foi a entrevista de 02.06.2008 >
 
 

Moacyr Scliar - Escritor e Médico. Membro da Academia Brasileira de Letras. Entre seus romances e contos, são mais de 70 livros. Os mais recentes são: Os Vendilhões do Templo e Ciumento de carteirinha, agraciado com o segundo lugar no Jabuti 2007 na categoria infanto-juvenil. Seus títulos foram traduzidos para mais de 12 idiomas. Ele é doutor em ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública e escreve para a Folha de S.Paulo, Zero Hora, Correio Brasiliense e Mente e Cérebro.

confira como foi a entrevista de 04.12.2007 >
 
 

Mônica Giardini - Maestrina, mestra em Musicologia pela USP. Bacharel em Violão e Pedagogia Plena. Lecionou artes musicais na Universidade Mackenzie e Prática de Orquestra no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim. É regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado do São Paulo.

confira como foi a entrevista de 06.07.2007 >
 
 

Mônica Guttman - Mônica Guttman é psicóloga formada pela PUC-SP, com especialização em arteterapia e arte-educação. Há alguns anos atua como professora de arteterapia do Instituto Sedes Sapientae, em São Paulo. Tem 10 livros publicados, escreve artigos, contos e poesias para jornais e revistas, além de ministrar cursos e oficinas de artes & literatura e auto-conhecimento. Trabalha na criação de materiais lúdicos e pedagógicos para escolas, na criação de textos e ilustrações para livros infantis, na criação de jogos, cenários e atividades artísticas com crianças.

confira como foi a entrevista de 10.04.2007 >
 
 

Mônica Salmaso - Cantora, considerada uma das mais representativas vozes brasileiras. Começou sua carreira em 1989, na peça O Concílio do Amor. Ganhadora do Prêmio Visa MPB em 1999, eleita pelo grande júri e pelo júri popular. Participou de shows e gravações com Edu Lobo, José Miguel Wisnik, Guinga e Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo. Seu último CD - Noites de Gala, Samba de Rua foi produzido com músicas de Chico Buarque.

confira como foi a entrevista de 21.08.2007 >
 
 

Mônica Waldvogel - Jornalista e apresentadora. Mônica já âncorou os principais telejornais brasileiros e hoje comanda o Jornal das Dez na Globonews, e o Saia Justa, programa que idealizou há mais de cinco anos.

confira como foi a entrevista de 13.04.2007 >
 
 

MV Bill - Escritor, compositor, arranjador, documentarista e roteirista. Com Celso Athayde, realizou o documentário: Falcão - Meninos do Tráfico e escreveu o livro homônimo. Recebeu os prêmios: Unesco; o Prêmio de Direitos Humanos, concedido pelo Ministério da Justiça, o Prêmio Cidadão do Mundo, pela ONU. É dele os álbuns: Traficando Informação; Declaração de Guerra e Falcão, O Bagulho é Doido. Seu mais recente livro: Falcão –Mulheres e o Tráfico.

confira como foi a entrevista de 04.03.2008 >
 
 

Nádia Gotlib - Professora livre-docente da USP de literatura brasileira e estudos comparados de literaturas de língua portuguesa. Publicou diversos títulos, entre eles: Teoria do Conto; Tarsila do Amaral, a Modernista. Especializada em arquivo pessoal, diários, epistolografia e autobiografia. Lançou recentemente junto com a Edusp e Imprensa Oficial do Estado de SP: Clarice – Fotobiografia.

confira como foi a entrevista de 07.07.2008 >
 
 

Neta Mello - Pós-graduada em História pela PUC-SP. Trabalhou como professora de História e Atualidades em escolas particulares e como voluntária em projetos ligados à educação. Publicou o livro: Crônicas Memórias. Participou de várias antologias da Rede de Escritoras Brasileiras e da Oficina do Livro Editora. Em 2005, lançou Paulicéia Ignorada.

confira como foi a entrevista de 29.05.2008 >
 
 

Neusa Andrade - Produtora, Agente Cultural e Artística, formada em Marketing pela ESPM, ela atua no mercado cultural há mais de 18 anos. Como produtora coordenou o Centro de Artes Cênicas do TUCA, e cursos de formação livre de atores no Teatro Vento Forte. Foi também diretora de produção de grandes espetáculos como: Avenida Dropsie de Felipe Hirsh e Parceira nas edições da Mostra de Dramaturgia Contemporânea de Renato Borghi. Hoje, é responsável pela programação do projeto "Dramaturgias", realizado há sete anos no CCBB/SP.

confira como foi a entrevista de 23.10.2008 >
 
 

Neyde Veneziano - Pesquisadora e diretora de teatro. Doutora e Livre Docente em teatro pela ECA/ USP. Especialista em teatro de revista, já tem 4 livros sobre o assunto, entre eles: Oba! Teatro de Revista em São Paulo, publicado pela Imprensa Oficial dentro da coleção Aplauso. Ela já encenou vários espetáculos musicais e dirige junto com Mauro Wrona: Orfeu no Inferno A Paródia, Opereta de Offenbach no Theatro São Pedro em São Paulo.

confira como foi a entrevista de 08.11.2007 >
 
 

Nicole Borger - Nicole Borger é cantora e compositora paulistana. Acabou de lançar seu terceiro CD: Cantando Marias. Nas horas vagas é advogada especialista em tributação de pessoas físicas, no Brasil e no exterior.

confira como foi a entrevista de 07.03.2007 >
 
 

Nilton Bonder - O Ano Novo Judaico inicia-se nesta segunda 29 de setembro e no mundo todo, os judeus comemoram a chegada do ano 5769. Nesta data o convidado é Nilton Bonder, rabino da Congregação Judaica do Brasil do Rio de Janeiro, um campeão em vendas de livros como A Cabala do Dinheiro, A Cabala da Inveja, entre outros. Ordenado pelo Jewish Theological Seminary, de Nova Iorque, formou-se em engenharia mecânica e literatura hebraica pela Universidade de Columbia, é mestre e doutor em literatura hebraica pelo Jewish Theological Seminary. Nilton Bonder estudou textos clássicos de cabala e mistiscismo na Universidade Hebraica de Jerusalém e atrai centenas de pessoas para suas aulas e palestras. O Sagrado é seu título mais recente.

confira como foi a entrevista de 29.09.2008 >
 
 

Noemi Gerbelli - Noemi Gerbelli começou sua carreira no teatro há 33 anos. Alcançou o sucesso com comédias que caíram no gosto do público como "Trair e Coçar é Só Começar", "Vacalhau e Binho", "Porca Miséria", "As Alegres Gulosas", entre outras.

confira como foi a entrevista de 09.03.2007 >
 
 

Noêmia Ponzeto - Trabalhou vários anos na área financeira e a partir de 1995 voltou seu olhar e carreira ao mundo das letras. Formada em Ciências Sociais pela PUC, diz-se cronista por natureza e tem diversas crônicas premiadas e publicadas em coletâneas. Três de seus contos – Mãos ao alto, Sorte de elefante e Feliz ano só - viraram curtas-metragens apresentados em festivais. Seu primeiro livro: Sonhos de Galinheiro recebeu o Prêmio Fundação Conrado Wessel de Literatura e em 2003 foi indicado para o Portugal Telecom.

confira como foi a entrevista de 21.10.2008 >
 
 

Odilon Moraes - Arquiteto de formação, ele é ilustrador e autor. Na escrita, estreou com o livro A princesinha medrosa de 2002, e depois lançou Pedro e Lua de 2004, ambos ganhadores do Prêmio de Melhor Livro do Ano, oferecido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Odilon desenvolve alguns projetos especiais, como o livro-objeto Ismália (Cosac Naify, 2006), criado a partir do poema de Alphonsus de Guimaraens.

confira como foi a entrevista de 19.03.2009 >
 
 

Olivia Maia - Estudante do quarto ano de Letras da USP, a blogueira e tweeteira Olívia trabalha corrigindo redações em um colégio particular de São Paulo. Publicou a novela policial Desumano, em 2006, pela Editora Brasiliense e o livro Operação P-2, em Dezembro de 2007, por um selo independente. Escreve sobre literatura e outros assuntos em seu blog Forsit www.verbeatblogs.org/forsit.

confira como foi a entrevista de 20.11.2008 >
 
 

Osnir Santa Rosa - Formado em Administração de Empresas, na Campos Salles entrou na polícia aos 19 anos e hoje está na reserva no posto de Tenente Coronel da Polícia Militar. Adora ler e escrever. Colabora com crônicas para o projeto VIVA São Paulo, cujas melhores histórias são transmitidas aqui pela AM Eldorado nos boletins “Viva São Paulo”, com reprise no programa do Geraldo Nunes, São Paulo de todos os tempos.

confira como foi a entrevista de 28.03.2009 >
 
 

Patrice Gomes - Psicóloga, formada em Psicologia pela UNIFMU, com curso de aprimoramento no Instituto do Coração. Atualmente, atende adolescentes e adultos em seu consultório com terapia junguiana. Ela escreve contos, crônicas e poemas e ouvinte do Letras.

confira como foi a entrevista de 18.09.2008 >
 
 

Patrick Osinski - Ele é francês e mora no Brasil há cinco anos. Foi publicitário, teve sua primeira agência de publicidade de internet na França. Atualmente, é diretor da editora PLUGME do grupo Ediouro que já lançou em audiolivros, títulos como: Alô, Chics!, de Gloria Kalil, Uma Vida Inventada, de Maitê Proença, A Vida Como Ela É de Nelson Rodrigues e Vale Tudo - Tim Maia de Nelson Motta.

confira como foi a entrevista de 01.09.2008 >
 
 

Paula Picarelli - Apresentadora do programa Entrelinhas na TV Cultura. Formada em Artes Cênicas pela ECA-USP, fez parte do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, de 2000 a 2003. No teatro, destaque para Se Essa Rua... , e Bonitinha, mas Ordinária, de Nelson Rodrigues, na televisão: Mulheres Apaixonadas, de Manoel Carlos, na Rede Globo.

confira como foi a entrevista de 28.09.2007 >
 
 

Paulo Betti - Ator de teatro, cinema e televisão. Um de seus personagens marcantes do cinema foi Carlos Lamarca que protagonizou no filme Lamarca e reapareceu em Zuzu Angel. Também interpretou o Irineu Evangelista de Souza no filme Mauá: o imperador e o rei. Apresentou o programa Novos Nomes em Cena, no Canal Brasil. Produziu e dirigiu o filme Cafundó. Ele emprestou a sua voz para o audiolivro: A Lição Final de Randy Pausch, do selo Plugme do Grupo Ediouro.

confira como foi a entrevista de 09.07.2008 >
 
 

Paulo Bezerra - Tradutor de Dostoiévski, ensaísta, e crítico literário, Paulo Bezerra é Doutor em Letras pela PUC-Rio, estudou língua e literatura russa na Universidade Lomonóssov, em Moscou, em curso voltado para tradução. Escreve para o Estado, JT e JT onde publica matérias sobre literatura e cultura russa. Foi professor de Teoria Literária na Universidade Federal Fluminense e professor de língua e literatura russa na USP. Traduziu cerca de 50 obras do russo para o português, o último, o clássico Os Irmãos Karamazov, de Dostoiévski, assim como os anteriores do escritor, lançados pela editora 34.

confira como foi a entrevista de 17.12.2008 >
 
 

Paulo Bloise - Médico psiquiatra, analista junguiano e coordenador do Núcleo de Integração Mente-corpo ligado ao Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Publicou os livro O Tao e a Psicologia e De Olho na Rua e participou de coletâneas de crônicas e contos. Recentemente, lançou: Sobre Humanos, um dos títulos da série Primeira Pessoa, da editora Moderna, coordenada pela escritora Heloisa Prieto.

confira como foi a entrevista de 06.11.2007 >
 
 

Paulo Bomfim - Em 1946 publicou seu primeiro livro de poesia, Antônio Triste (com prefácio de Guilherme de Almeida e desenhos de Tarsila do Amaral), com ele recebeu o Prêmio Olavo Bilac. Paulo Bomfim participou do Primeiro Congresso Paulista de Poesia e representou o Brasil no cinqüentenário da Semana de Arte Moderna, em Portugal. Recebeu vários prêmios, entre eles o Troféu Juca Pato de Intelectual do Ano. Sua extensa obra poética inclui obras como Relógio de Sol (1952), Armorial (1956), Tempo Reverso (1964), Aquele Menino, O Caminhoneiro, Navegante. Com o livro mais recente, Cancioneiro, ganhou o Prêmio Bunge 2008, pelo Conjunto de sua obra.

confira como foi a entrevista de 11.03.2009 >
 
 

Paulo César Bicalho - Autor e pesquisador, Paulo é o curador do programa Dramaturgias do CCBB onde atua na seleção de textos teatrais. Escreveu várias peças, entre outras “Ó: a Família do Seu Nelsinho Tem Insônia”, baseada no universo de Nelson Rodrigues, e "Kaf Kaf Kafka", sempre em parceria com Papoula Bicalho. Dirigiu tantos outros espetáculos como Dona Beja, de Mário Prata; Encontro Marcado, de Fernando Sabino, e Jorge Dandã, de Molière.

confira como foi a entrevista de 02.05.2007 >
 
 

Paulo Gustavo Pereira - Organizou o Almanaque dos Seriados de TV. Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo, ele trabalhou em grandes emissoras como Tupi, Rede Globo, Manchete, Cultura, Record e SBT. No SBT e TNT dirigiu as transmissões da Festa do Oscar.
Escreveu para o Jornal da Tarde, Folha, Estadão, Jornal do Brasil e para o Jornal do Vídeo, publicação especializada em home entertainment. Hoje dirige a Sci Fi News, de ficção científica.

confira como foi a entrevista de 18.12.2008 >
 
 

Paulo Lima - Publisher da Trip Editora, com as revistas Trip, TPM, Daslu, Audi, Gol, Izzo, Natura e AMBEV.
É apresentador do programa Trip Eldorado na rádio,formado em Direito pela Universidade de São Paulo.

confira como foi a entrevista de 23.05.2007 >
 
 

Paulo Tatit - Arquiteto de formação e músico autodidata, Paulo foi o principal arranjador do grupo Rumo, destaque da vanguarda musical paulista na década de 80, e foi parceiro de Arnaldo Antunes nos anos 90. Há 12 anos, criou com Sandra Peres o selo Palavra Cantada, por onde lançou diversos CDs com canções suas e de seus amigos e parceiros.
O objetivo é produzir uma música infantil moderna, lúdica e poética. Com onze CDs autorais e quatro DVDs, a dupla já vende mais de 1milhão de cópias, e conquistou um enorme público formado por pais e filhos, e faz parte do cotidiano de inúmeras escolas brasileiras.

confira como foi a entrevista de 17.03.2009 >
 
 

Pedro Bandeira - Escritor, foi um dos convidados da Flipinha em Paraty; vendeu mais de um milhão e meio de livros. Formado em ciências sociais pela USP, tornou-se ator, redator e jornalista. Com setenta e cinco livros publicados como: A Droga da Obediência e A Marca de Uma Lágrima, é recordista em venda para o público infanto juvenil. Seus últimos lançamentos são: Alice no País da Mentira e Lembrancinhas Pinçadas Lááá do Fundo.

confira como foi a entrevista de 07.08.2007 >
 
 

Pedro Herz - Livreiro, formado em administração de empresas, que está à frente da Livraria Cultura há mais de 38 anos. Com filiais em Porto Alegre, Recife e Brasília, a livraria é referência em todo o país - possui dois milhões de livros cadastrados e foi pioneira em vendas de livros pela Internet.

confira como foi a entrevista de 21.05.2007 >
 
 

Pedro Markun - Jornalista, formado em história pela Federal de Santa Catarina e em comunicação digital pela Unisinos. Consultor de mídia social e idealizador do projeto Livro Livre, além de CEO da Nunklaki Comunicações do grupo RMA. Pedro dirige o blog: Jornal de Debates.

confira como foi a entrevista de 04.08.2008 >
 
 

Petrônio Gontijo - Ator. Protagonizou a novela "Luz do Sol" de Ana Maria Moretzsohn e esteve nos palcos com "Pequenos Crimes Conjugais", peça do dramaturgo francês Eric-Emmanuel Schmitt, onde contracenou com a atriz Maria Fernanda Cândido. Isay Weinfeld assinou a cenografia da montagem, dirigida por Márcio Aurélio.

confira como foi a entrevista de 12.04.2007 >
 
 

Philippe Barcinski - Cineasta, formado em cinema pela ECA/USP, dirigiu os curtas-metragens: Palíndromo e A Janela Aberta, que foram vistos nos festivais de Cannes, Berlim, Gramado e Brasília e receberam mais de 50 prêmios. Na televisão, dirigiu as séries: Cidade dos Homens da TV Globo, Expresso da TV Cultura e Futuro, da MTV. Seu primeiro longa-metragem: Não Por Acaso foi visto por mais de 120 mil espectadores e recebeu 10 prêmios em festivais como Recife e Chicago. Ele lançou seu primeiro livro infantil: O Rapto do Professor de Matemática.

confira como foi a entrevista de 23.04.2008 >
 
 

Pierluigi Piazzi - Italiano, formado em física pela USP, também estudou química industrial e computação. Há mais de 40 anos ele leciona em cursinhos. Colunista do programa Plug 700 da Eldorado AM e membro da Mensa. Fundou a editora Aleph e publicou o livro: Aprendendo Inteligência, um sucesso da editora. Professor do Anglo e viaja o Brasil dando palestras e treinamentos para pais, professores e alunos.

confira como foi a entrevista de 12.09.2008 >
 
 

Pinky Wainer - Artista plástica. Criadora e inovadora. Tem seus trabalhos, ilustrações e obras espalhadas pelos lugares mais incríveis e vendidos às pessoas mais interessantes. Ela divide aqui em SP com Zuca Pinheiro e o escritor e jornalista Xico Sá : A Loja do Bispo que possui os mais diversos produtos e trabalhos ligados à arte em geral e abriga uma editora, visionária e de vanguarda, com títulos das mais pensantes cabeças do país. Ela é autora do livro: Vendo Alma Vagabunda com Tatuaje Del Che.

confira como foi a entrevista de 12.12.2007 >
 
 

Plínio Martins Filho - Diretor presidente da Edusp e professor assistente da ECA. Psicólogo, mestre em ciências da comunicação e doutor na categoria especialista em editoração também pela ECA. Ele tem trinta anos de experiência no mercado editorial, além de ser o editor da Ateliê editorial.

confira como foi a entrevista de 19.05.2008 >
 
 

Raí - Craque do futebol, ganhador de vários títulos pelos times do Botafogo, Ponte Preta, São Paulo, Paris Saint-Germain e pela seleção brasileira na copa de 1994 nos EUA. Estudou história, educação física e fisioterapia e na sua temporada pelos campos europeus foi modelo, fotografando para várias campanhas e estilistas. Raí dribla as injustiças e diferenças sociais e joga em outros campos, com muita garra para mudar o futuro de milhares de jovens na sua fundação Gol de Letra e no projeto Atletas pela Cidadania.

confira como foi a entrevista de 12.02.2008 >
 
 

Regina Echeverria - É jornalista e se especializou em escrever biografias. Publicou Furacão Elis; Cazuza, Só as Mães são Felizes; Cazuza, Preciso dizer que te amo; Pierre Verger, um retrato em preto e branco; Gonzaguinha e Gonzagão, uma história brasileira. Atuou na direção dos programas de TV Mulheres do Brasil (Bandeirantes), A Casa é Sua (Rede TV) e Dois a Um, com Mônica Waldvogel. Na imprensa escrita trabalhou no Estadão, Jornal da Tarde, Veja, Isto É e Folha de S.Paulo.

confira como foi a entrevista de 16.03.2007 >
 
 

Regina Galdino - Diretora teatral, escreve e dirige para série infantil Aprendiz de Maestro, da Tucca. Entre diversos trabalhos constam a direção das peças "As Turca" e "Intimidade Indecente", de Leilah Assumpção, que está viajando pelo interior de São Paulo, com Lucinha Lins e Otávio Augusto no elenco. Regina adaptou e dirigiu o premiado "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, com Cassio Scapin e escreveu o musical "Nas Rodas do Coração" para a Cia As Graças encenar no Ônibus Circular Teatro, sob direção de Ednaldo Freire.

confira como foi a entrevista de 04.05.2007 >
 
 

Reinaldo Moraes - Foi para Cidade do México, escrever um romance dentro do Projeto Multimídia Amores Expressos. Ele escreve para TV, teatro, cinema e jornais. Ele é formado pela FGV em administração e fez o curso de pós-graduação em Teoria Literária pela Unicamp. Publicou diversos livros de contos e romances, entre eles: Tanto Faz, Abacaxi, A Órbita dos Caracóis, e o livro de contos: Umidade, além de ter participado de várias antologias.

confira como foi a entrevista de 25.06.2008 >
 
 

Renata Flaiban - Atriz, professora, contadora de histórias e arte-educadora. Formada em arte dramática e pedagogia e mestra pela faculdade de educação da Usp. Atuou nos grupos teatrais, As Meninas do Conto e Ponkã. Leciona Literatura Infantil e a Arte de Contar Histórias nos cursos de pós graduação pela UniFMU. Vídeo conferencista no projeto: A criança, a Arte e a Literatura.

confira como foi a entrevista de 23.08.2007 >
 
 

Renato Mezan - Formado em Filosofia, com doutorado pela USP. Professor titular da PUC e membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Publicou diversos livros: Freud - A Trama dos Conceitos; Freud - Pensador da Cultura, A Sombra de Dom Juan e A Vingança da Esfinge. Trabalha como psicanalista em consultório particular.

confira como foi a entrevista de 13.02.2008 >
 
 

Ricardo Carlaccio - Escritor, com muita coragem vende seus livros pelas ruas de São Paulo no mão a mão. Ele é a própria editora e livraria. A paixão pela escrita começou aos 17 anos e de lá pra cá, nunca mais parou. Já participou de várias leituras e debates sobre literatura, inclusive na Casa das Rosas. Ricardo publicou Postal Mambembe,Edição de 2500 cópias (esgotado); Balada Perdida - 6000 cópias (esgotado); Blues Escarlate - 4500 cópias; Um Drink No Bunker - 2500 cópias; e seu mais recente lançamento é A Última Ficha na Jukebox.

confira como foi a entrevista de 05.11.2008 >
 
 

Ricardo Corrêa Coelho - Cientista social com doutorado em Ciência Política pela USP. Viveu na França no início dos anos 1990 e tem trabalhos acadêmicos sobre eleições e política partidária e experiência profissional como docente no ensino superior e nas áreas de administração e de políticas públicas. Ligado à Universidade Federal do ABC, e, nos últimos anos, vem atuando em cursos voltados para a administração pública federal e escreve sobre políticas educacionais. É autor do livro: Os Franceses.

confira como foi a entrevista de 06.12.2007 >
 
 

Ricardo Kotscho - Com mais de quarenta anos de profissão e muito conteúdo, trabalhou nas redações dos jornais: O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e Jornal da Tarde. Dirigiu o jornalismo da Rede CNT e Canal 21. Foi assessor de Lula, em diversas campanhas e secretário de imprensa e divulgação da Presidência da República em 2003 e 2004 no governo Lula. É ganhador dos prêmios Esso, Vladimir Herzog e Claudio Abramo. Kotscho escreveu: A Prática da Reportagem; Serra Pelada: uma ferida aberta na selva; Explode um novo Brasil-Diário da campanha das Diretas; Do golpe ao Planalto e seu último livro: Uma Vida Nova e Feliz...

confira como foi a entrevista de 15.02.2008 >
 
 

Ricardo Lessa - Formado em jornalismo pela UFRJ, começou no Jornal do Brasil e trabalhou em grandes veículos da imprensa como Istoé, Estado de S Paulo, Correio Braziliense, Gazeta Mercantil, TV Manchete, TV Globo. Atualmente é repórter da Globonews. Com reportagens publicadas na Gazeta ganhou vários prêmios: Icatu de Jornalismo Econômico, Embratel, Firjan.
Lançou em Outubro Brasil e Estados Unidos: o que fez a diferença, pela Civilização Brasileira, selo da Editora Record.

confira como foi a entrevista de 16.12.2008 >
 
 

Ricardo Ohtake - Um homem que faz parte da história cultural de SP por suas passagens pela direção do MIS, Centro Cultural São Paulo e Cinemateca Brasileira. Formado pela FAU-USP, ele foi secretário de estado da cultura e do Verde e do Meio Ambiente. Atualmente dirige o Instituto Tomie Ohtake e mantém um escritório de design gráfico.

confira como foi a entrevista de 18.06.2008 >
 
 

Rita Lobo - A ex-modelo que se tornou chef pela Peter Kumps School of Cooking Arts, de Nova York, e pela Leith School of Food and Wine, de Londres. Criadora do site "Panelinha", um dos primeiros de culinária na web, ela publica há oito anos crônicas tão saborosas quanto as receitas que testa na sua cozinha experimental. Culinária para bem estar, receitas antiTPM, foi o primeiro livro da editora Panelinha, acaba de sair o terceiro A conversa chegou à cozinha, crônicas e receitas.

confira como foi a entrevista de 05.03.2009 >
 
 

Roberto Elisabetsky - Produtor de cinema, vídeo e eventos. Fundador da empresa Videoimagem Comunicações, pioneira no mercado de comunicação empresarial. Roberto já lecionou na ECA – Escola de Comunicações e Artes da USP, tem um livro publicado Take 2 e escreveu uma peça sobre a ditadura: Sonata Tropical.

confira como foi a entrevista de 25.04.2007 >
 
 

Roberto Lopes - Jornalista e escritor, é formado na Escola de Comunicação da UFRJ e graduado em Gestão e Planejamento de Defesa, pela Universidade Nacional de Defesa dos Estados Unidos. Especializado em assuntos militares e diplomáticos, é pesquisador do Laboratório de Estudos da Etnicidade, Racismo e Discriminação do Departamento de História da USP.
Roberto é co-autor do livro O Complô que Elegeu Tancredo, obra, que deu início ao fenômeno dos livros-reportagem no Brasil e ficou 28 semanas na lista dos mais vendidos.
Seu mais novo livro, Missão no Reich mergulha na atuação dos diplomatas latino-americanos que serviam em Berlim e em outras cidades da Europa, durante a ascensão do nazismo.

confira como foi a entrevista de 13.10.2008 >
 
 

Roberto Minczuk - Maestro, diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Filarmônica de Calgary, no Canadá. Foi regente associado da Osesp. Recebeu diversos prêmios: Martin Segall, Grammy Latino de Melhor Álbum Clássico, Carlos Gomes, APCA e TIM 2006 de Melhor Disco Erudito. Há quatro anos dirige o Festival de Inverno de Campos do Jordão.

confira como foi a entrevista de 04.07.2007 >
 
 

Roberto Moreira - Cineasta e professor de roteiro no Curso Superior do Audiovisual da ECA-USP, já dirigiu e escreveu diversos curtas-metragens com participação nos festivais de Locarno, Goteborg, Oberhausen, Brasília e Gramado. Seu primeiro filme de longa-metragem, "Contra Todos", ganhou o Silver Firebird Award do Festival de Honk-Kong e Melhor Filme nos Festivais de Recife, Rio, Natal e Santa Maria da Feira, além de outros 22 prêmios nacionais e internacionais. Atualmente finaliza seu segundo longa-metragem, o filme "Condomínio Jaqueline".

confira como foi a entrevista de 04.12.2008 >
 
 

Roberto Muylaert - Publisher, editor, e fundador da RMC Editora de São Paulo que publica a revista Varig; é vice-presidente da ANER. Presidiu a TV Cultura por 9 anos e foi ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da presidência da República, no primeiro mandato de FHC. Começou sua carreira na Editora Abril; lançou a revista Exame. Foi Publisher da Veja, editor da revista Visão e presidente da Fundação Bienal de São Paulo, em 1985. Publicou vários livros, entre eles: Barbosa, A História do Goleiro da Copa de 50 no Brasil; China, Chá e Cheng e recentemente lançou o romance histórico: Alarm!

confira como foi a entrevista de 09.11.2007 >
 
 

Rodrigo Capella - Escritor, poeta e jornalista. Já publicou vários livros, entre eles “Transroca, o navio proibido” e “A Poesia não Vende”, seu último lançamento.

confira como foi a entrevista de 03.04.2007 >
 
 

Rodrigo Rodrigues - Jornalista; ele teve a sua grande estréia na TV Mundo Melhor do Rock in Rio 3. Foi apresentador do Prêmio VISA, Festival de Inverno de Campos do Jordão e o Projeto Leia Mais. Passou pela allTV , SBT e Band. Ele apresenta o programa: Vitrine na TV Cultura e integra a banda: The Soundtrackers. Lançará: As aventuras da Blitz.

confira como foi a entrevista de 16.09.2008 >
 
 

Rodrigo Teixeira - Produtor do Projeto Multimídia Amores Expressos. Além deste, ele produz para o cinema, televisão e outras mídias. Trabalhou para Traffic Marketing Esportivo e foi sócio diretor da Cinema Futebol FC. Rodrigo produziu vários curtas e co-produziu o longa-metragem: O Casamento de Romeu e Julieta, de Bruno Barreto. É sócio-diretor da RT Features com o premiado filme: O Cheiro do Ralo e da Ipanema Entertainment, empresa do Grupo Ink.

confira como foi a entrevista de 24.06.2008 >
 
 

Ronaldo Bianchi - Secretário-adjunto da Cultura do Estado de São Paulo, ao lado de João Sayad, é bacharel em Administração Pública, Executivo Internacional pela EAESP/FGV, e Mestre em Administração com MBA pela FEA-USP. Foi Vice-presidente do Itaú Cultural, Superintendente Geral do MAM São Paulo e Gerente Administrativo do Memorial da América Latina.

confira como foi a entrevista de 22.06.2007 >
 
 

Roney Cytrynowicz - Formado em economia, com doutorado em história pela USP Roney já publicou 3 livros, de história e de ficção: Memória da Barbárie, sobre o genocídio dos judeus na segunda guerra. A Mobilização e o Cotidiano em São Paulo durante a Segunda Guerra Mundial e o livro de crônicas A Vida Secreta dos Relógios, e agora estréia na literatura para crianças com Quando Vovó perdeu a Memória.

confira como foi a entrevista de 24.04.2007 >
 
 

Rosa Alegria - Consultora de empresas, pesquisadora de tendências e conselheira de várias organizações que estudam o futuro no Brasil e no mundo. Graduada em Letras pela USP, mestre em Estudos do Futuro pela Universidade de Houston. É co-fundadora do Movimento Mídia da Paz. Diretora de Pesquisa do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC-SP e do núcleo brasileiro: Projeto Millennium que estuda os 15 desafios globais.

confira como foi a entrevista de 16.11.2007 >
 
 

Rosana Hermann - Uma mulher multimídia.Escreveu para o Pânico na Rede TV tem blogues na internet. Apresentou o programa Mobilização Brasil na TV Cultura e hoje está na Band.

confira como foi a entrevista de 24.05.2007 >
 
 

Rosana Lamosa - Uma das mais importantes sopranos brasileiras. Com uma carreira internacional, é ganhadora dos prêmios APCA e Carlos Gomes. Sua discografia inclui canções com a Osesp e a Nashville Symphony Orchestra. Atualmente, é professora na USP-Ribeirão Preto.

confira como foi a entrevista de 20.09.2007 >
 
 

Rosely Boschini - Presidente da Câmara Brasileira do Livro, a CBL, responsável pela concessão de um dos prêmios mais tradicionais do mundo das letras no Brasil, o Jabuti que ocorre nessa quarta dia 31. Arquiteta de formação, atuou na área durante 10 anos, mas sua verdadeira paixão são os livros. Trabalha na Editora Gente, pertencente ao irmão Roberto Shinyashiki.

confira como foi a entrevista de 31.10.2007 >
 
 

Rubens Ewald Filho - O mais conhecido crítico de cinema do país. Comentarista do Oscar e já trabalhou nos maiores veículos de comunicação como: Rede Globo, Revista Veja e O Estado de São Paulo e no momento colabora com o portal UOL. Rubens é jornalista, fez participações em filmes brasileiros como ator, escreveu diversos roteiros para minisséries e atualmente dirige duas peças, uma delas: Hamlet Gasshô.

confira como foi a entrevista de 31.05.2007 >
 
 

Ruy Castro - Escritor e jornalista. Foi editor e organizador da obra de Nelson Rodrigues. Traduziu Woody Allen, Dorothy Parker e outros. Ele transitou pelo humor, ficção, chegando aos livros de não-ficção. O anjo pornográfico – a vida de Nelson Rodrigues levou o prêmio Nestlé de Literatura. O livro Estrela solitária - um brasileiro chamado Garrincha recebeu o Jabuti e foi considerado o melhor livro do ano. O livro Carmen, uma biografia, levou o Jabuti e foi considerado o melhor livro de não-ficção em 2006. Lançou o romance histórico: Era no tempo do rei.

confira como foi a entrevista de 14.07.2008 >
 
 

Sabina Anzuategui - É escritora e roteirista. Escreveu para filmes como Desmundo, de Alain Fresnot, e o polêmico, Quanto Vale ou é por Quilo, de Sergio Bianchi.É formada em Cinema pela ECA-USP e coordena o curso de Rádio e TV da Cásper Líbero. Seu último livro é o Calcinha no Varal.

confira como foi a entrevista de 11.06.2007 >
 
 

Samir Yazbek - Dramaturgo e diretor teatral. O Fingidor,peça inspirada em Fernando Pessoa, levou o prêmio Shell/ 99 de melhor autor e pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola, do Governo Federal e foi distribuída para mais de 475 mil alunos da rede pública de ensino. Ele organizou "Uma Cena Brasileira", coletânea de depoimentos de alguns dos mais importantes atores e atrizes brasileiros. É autor de "O Teatro de Samir Yazbek", com a edição de "O Fingidor", "A Terra Prometida" e "A Entrevista". Samir escreve artigos para os jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e Revista Bravo. Ministra oficinas de dramaturgia em instituições como Sesc e outras. Samir escreveu e dirigiu para a TV Cultura, o teleteatro "Vestígios”.

confira como foi a entrevista de 13.11.2007 >
 
 

Samuel Feldberg - Doutor em Ciência política pela USP e bacharel em Ciência Política com especialização em História pela Universidade Tel Aviv. É pesquisador especialista em oriente médio, e membro do Grupo de Análise de Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo. Viveu em Israel, na Alemanha e Estados Unidos, publica regularmente artigos sobre o Oriente Médio e a política externa norte-americana. Seu mais novo livro Estados Unidos e Israel, uma aliança em questão

confira como foi a entrevista de 13.11.2008 >
 
 

Samuel Seibel - É jornalista de formação, após 20 anos trabalhando nas empresas da família decidiu que era a hora de realizar um sonho: ter uma livraria. Encontrou a livraria da vila, e foi paixão à primeira vista. Hoje, passados 4 anos, divide o comando da livraria com os dois filhos e e já tem uma filial – na casa do saber e planos para crescer muito em 2007.

confira como foi a entrevista de 19.03.2007 >
 
 

Sandra Benites dos Santos - Pedagoga com pós-graduação em Educação Infantil. Tem experiência em direção, coordenação e orientação pedagógica, atuou em órgãos públicos e escolas públicas e privadas. Coordenadora do Programa Planeta Letras de Incentivo à Leitura da Associação Abaporu. Ela escreveu o livro infantil: A estrela que queria ser quente.

confira como foi a entrevista de 04.09.2008 >
 
 

Sandra Peres - Sandra começou a estudar música erudita muito cedo e aos 17 já compunha e se apresentava em concertos. Praticamente saiu da música clássica direto para a "Palavra Cantada", selo que existe desde 1994, quando ela e o músico Paulo Tatit decidiram criar canções infantis dentro de um novo padrão de qualidade. O nome "Palavra Cantada" saiu de um livro de Augusto de Campos.
Hoje com mais de um milhão de Cds vendidos, a palavra cantada acumula vários prêmios: SHARP, Caras e Tim.

confira como foi a entrevista de 24.03.2009 >
 
 

Sandra Silvério - Jornalista. Tem os cursos de formação de Executivos da CBL e captação de Recursos com o Yacoff Sarkovas. Ela traduz para o português os idiomas, inglês e francês. Criou e administra a Livro Falante, editora de audiolivros.

confira como foi a entrevista de 28.08.2008 >
 
 

Santiago Nazarian - Escritor, tradutor, já foi redator de publicidade e praticou body art. Com Olívio, ganhou o Prêmio Fundação Conrado Wessel de Literatura. Publicou os livros: A Morte sem Nome ; Feriado de Mim Mesmo( Planeta ); Mastigando Humanos ( Nova Fronteira ) e prepara para breve: O Prédio, o Tédio e o Menino Cego.

confira como foi a entrevista de 06.11.2008 >
 
 

Selma Caetano - Na quarta dia 29, saem os vencedores da sexta edição do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa, um dos mais prestigiados do país. Curadora do Prêmio e consultora cultural do Grupo Carrefour, Selma Caetano se especializou em projetos culturais para empresas. O Projeto Formação de Público (Masp/Carrefour); O Cinema como Forma de Conhecimento do Mundo Contemporâneo são alguns exemplos

confira como foi a entrevista de 28.10.2008 >
 
 

Sergio Casoy - Pesquisador de música lírica há mais de trinta anos. Publica ensaios nos programas oficiais de ópera do Theatro Municipal de São Paulo; professor conferencista de História da Ópera na ECA-USP; autor dos livros Óperas e Outros Cantares e Ópera em São Paulo 1952-2005. Lançou: A Invenção da Ópera ou a História de um Engano Florentino.

confira como foi a entrevista de 16.10.2007 >
 
 

Sérgio Fingermann - Arquiteto, ele se dedica às artes plásticas desde 1975. Dentre suas exposições individuais, destacam-se as do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte Moderna do Rio, Instituto Moreira Salles e Pinacoteca. Publicou pela BEi Editora três livros: Fragmentos de um dia extenso; Elogio ao silêncio e outros escritos em 2007. O mais novo volume da coleção Educação do olhar discute a linguagem da gravura por meio da trajetória e das reflexões do artista plástico.

confira como foi a entrevista de 02.12.2008 >
 
 

Sergio Keuchgerian - Advogado; morou mais de dez anos na Áustria onde trabalhou com moda e fotografia. Especialista em documentar espetáculos teatrais, ele foi responsável pela documentação fotográfica teatral do Centro Cultural São Paulo. Atualmente, ele exerce advocacia e dedica todo o tempo livre à literatura. Escreveu os livros: Diário da Busca, e Contos Indiscretos.

confira como foi a entrevista de 05.08.2008 >
 
 

Sérgio Keuchgerian - Advogado; morou mais de dez anos na Áustria onde trabalhou com moda e fotografia. Especialista em documentar espetáculos teatrais, ele foi responsável pela documentação fotográfica teatral do Centro Cultural São Paulo. Atualmente, ele exerce advocacia e dedica todo o tempo livre à literatura. Escreveu os livros: Diário da Busca, e Contos Indiscretos.

confira como foi a entrevista de 25.02.2009 >
 
 

Sérgio Sant`Anna - Foi para Praga na República Tcheca escrever um romance dentro do Projeto Multimídia Amores Expressos. Ganhador por quatro vezes do prêmio Jabuti, prêmio APCA em 2003 e segundo lugar no Portugal Telecom. Publicou diversos livros, entre eles: O Vôo da Madrugada, O Concerto De João Gilberto No Rio De Janeiro, A Senhora Simpson, e Um crime Delicado que foi adaptado para a telona por Beto Brant. Seus contos foram traduzidos e publicados em mais de dez países. Lançou a antologia: 50 Contos e 3 Novelas de Sérgio Sant`anna.

confira como foi a entrevista de 26.06.2008 >
 
 

Sérgio Simon - Doutor em Medicina pela Universidade de São Paulo (2003) é um dos mais famosos oncologistas de SP e autor de várias publicações nacionais e internacionais. Atualmente é oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein, diretor-presidente do Grupo Brasileiro de Estudos Clínicos em Câncer de Mama(GBECAM) e Professor de Oncologia na UNIFESP- Escola Paulista de Medicina.
Sérgio Simon é também presidente do Museu Judaico de São Paulo.

confira como foi a entrevista de 20.03.2009 >
 
 

Sérgio Viotti - Ator de teatro e TV, diretor, tradutor de peças teatrais, além de romancista. Na Literatura: E Depois, no Exílio, A Fuga do Escorpião, A Partida Sempre e A Cerimônia da Inocência, Dulcina e o Teatro de seu Tempo. Na TV deu vida a inúmeros personagens nas novelas: Sinhá Moça, Corpo Santo, Kananga do Japão, Despedida de Solteiro, Meu Bem Meu Mal, Anjo Mau, Suave Veneno, Os Maias, A Casa das Sete Mulheres e Um Só Coração e JK. No teatro: As Idades do Homem e O Dia em que Raptaram o Papa, sucesso no primeiro semestre de 2007.

confira como foi a entrevista de 19.10.2007 >
 
 

Sidnei Pereira da Rosa - Bibliotecário, graduado pela Universidade Estadual de Londrina. Coordenou a Biblioteca Pública de Tangará da Serra – MT. Criou a Biblioteca Solidária de São Francisco Xavier no município de São José dos Campos.

confira como foi a entrevista de 27.08.2008 >
 
 

Silvana Tavano - Escritora e jornalista, formada pela ECA- USP. Trabalhou em diversos jornais e revistas e atualmente é editora na revista Marie Claire. Colabora para vários suplementos, revistas e sites voltados ao público infanto-juvenil. Escreveu Creuza em Crise, O Mistério da Gaveta e As Encrencas da Creuza.

confira como foi a entrevista de 09.10.2007 >
 
 

Silvia Poppovic - Com mais de trinta anos de experiência no comando de programas de TV nas principais emissoras do país: Globo, Bandeirantes, Record e Cultura. Silvia é boa de conversa e sabe debater e levantar assuntos como ninguém por isso em 2000 publicou: Silvia Poppovic e Você. Nos últimos anos ela participa como convidada em palestras, mas, sobretudo tem se dedicado a sua querida filha Ana que foi tão desejada e que é uma criança de sorte. Filha da educadora Ana Maria Poppovic, Silvia é uma mãe aplicadíssima; das antigas!

confira como foi a entrevista de 09.05.2008 >
 
 

Simone Galib - Jornalista. Trabalhou por 17 anos na Folha de S.Paulo. Em 94, ganhou o Prêmio Folha de Jornalismo com uma reportagem especial no caderno Turismo. Simone foi editora assistente da coluna Joyce Pascowitch e na Editora Globo, fez a coluna semanal Gente na revista Época. Foi ainda editora-adjunta da revista Quem, dirigida por Joyce e do site Glamurama, um dos mais visitados. Ela é co-autora junto com Filomena Amoroso do livro: Os Códigos Da Alma - No Grande Jogo Das Freqüências. Atualmente, é editora-executiva de uma das revistas mais descoladas, a revista Joyce Pascowitch.

confira como foi a entrevista de 29.02.2008 >
 
 

Sonia Manski - Paulistana, formada em arquitetura pela FAU/USP e em psicologia pela UNIP, trabalha na Secretaria de Estado da Cultura, em São Paulo, desde 1982. Publicou os livros Sem-cerimônia (editora Ágora, 2002) e Meus queridos cavalheiros (editora A Girafa). Jurada do prêmio Jabuti, também escreve crônicas, uma delas premiada pela Revista da Folha em 2006.

confira como foi a entrevista de 28.03.2007 >
 
 

Stela Barbieri - Diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake, educadora há vinte anos e contadora de histórias. É autora de livros infanto-juvenis como A menina do fio (editora Girafinha), que ganhou o selo Altamente Recomendável e foi indicado para o Prêmio Jabuti de melhor livro infantil. E Bumba-meu-boi, ambos em parceria com Fernando Vilela, que foi incluído no catálogo White Ravens (Munique, Alemanha), que seleciona o melhor da literatura infanto-juvenil mundial. Como artista plástica expõe regularmente no Brasil e no exterior. Ano passado lançou o livro ABC do Japão Editora SM.

confira como foi a entrevista de 06.03.2009 >
 
 

Suzana Amaral - Cineasta. Ela é formada pela USP e pós-graduada em Nova York. Durante a década de 1970, realizou diversos curtas-metragens, mas se consagrou em 1985 com: A Hora da Estrela, baseado no romance homônimo de Clarice Lispector. Prepara a adaptação de Hotel Atlântico, livro de João Gilberto Noll.

confira como foi a entrevista de 10.06.2008 >
 
 

Suzana Salles - Cantora e compositora. Começou sua carreira com Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção. Suzana tem quatro CDS: Suzana Salles, Concerto Cabaré, As Sílabas e Caipira.

confira como foi a entrevista de 19.11.2007 >
 
 

Tadeu Jungle - Artista Multimeios, formado em Comunicação Social ECA-USP, com especialização em documentários pela San Francisco State University, Califórnia. Em 2007 produziu documentários para autores que participaram do projeto Amores Expressos. É sócio das produtoras de cinema: Academia de Filmes e Margarida Flores e Filmes. Atualmente finaliza o longa: Amazônia Niemeyer, uma viagem pela Belém-Brasília.

confira como foi a entrevista de 17.03.2008 >
 
 

Tânia Rösing - Idealizadora da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, evento que coroa o trabalho de leitura feito pelas escolas e bibliotecas com a visita de vários e ilustres escritores. Graduada em pedagogia e letras, é doutora em teoria literária e faz parte do Conselho Diretivo do Plano Nacional do Livro e da Leitura.

confira como foi a entrevista de 27.08.2007 >
 
 

Tata Amaral - Cineasta, iniciou a sua carreira produzindo vídeos, curtas metragens e filmes publicitários. Seus primeiros longas, Um Céu de Estrelas e Através da Janela ganharam prêmios nacionais e internacionais. Professora convidada da ECA, lançou o filme Antônia e o livro - Hollywood: depois do Terreno Baldio.

confira como foi a entrevista de 27.06.2007 >
 
 

Tatiana Belinky - Uma das escritoras de livros infantis mais conhecidas no Brasil, com mais de cem obras publicadas. Nasceu na Rússia, em 1919, e veio pequena ao Brasil, com apenas dez anos de idade, fugindo das guerras civis que assolavam a então União Soviética. Além dos livros infantis, que escreve até hoje, Tatiana ficou famosa por ter sido responsável pela primeira adaptação do "O Sítio do Pica-Pau Amarelo", de Monteiro Lobato, em parceria com o marido Julio Gouvêia, para a televisão. Já recebeu muitos prêmios literários pelas suas histórias e trabalhos realizados na televisão(TV Cultura) e no teatro, entre eles o Jabuti.

confira como foi a entrevista de 18.04.2007 >
 
 

Tatiana Salem Levy - A jovem e talentosa escritora ganhou o grande Prêmio São Paulo de Literatura 2008, da Secretaria de Estado da Cultura, como estreante com o livro A Chave de Casa. Finalista também do Jabuti e classificada entre os 51 títulos do Portugal Telecom, Tatiana é também tradutora, e Doutora em Estudos de Literatura. Tem outro título mais teórico, publicado: Experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze, da editora Relume Dumará.

confira como foi a entrevista de 23.03.2009 >
 
 

Tetê Espíndola - Ícone da MPB e instrumentista, ao longo de 30 anos de carreira ganhou inúmeros prêmios. Ela tem mais de 15 CDs. Como produtora cultural, realizou a primeira expedição: Água dos Matos pela região Centro-Oeste, desceu de chalana os rios Cuiabá e Paraguai, oferecendo shows e oficinas gratuitas aos povos ribeirinhos, resultando em um documentário.

confira como foi a entrevista de 05.06.2008 >
 
 

Thales Guaracy - Jornalista, com passagens pelas redações de Veja, Exame, VIP, Playboy, Estilo de Vida, e O Estado de S. Paulo. Dirigiu as revistas Forbes Brasil, Discovery e Gula e foi vencedor do prêmio Esso de jornalismo político. Escreveu: O Sonho Brasileiro e dos livros: Filhos da Terra; O Homem Que Falava com Deus; A Quinta Estação; Na Terra do Engano e Liberdade para Todos.

confira como foi a entrevista de 07.12.2007 >
 
 

Thomas Brull - Administrador de empresas, professor de finanças da São Paulo Business School. Atualmente é Diretor Administrativo Financeiro da Energias do Brasil, empresa que atua na geração, distribuição e comercialização de Energia Elétrica no Brasil.

confira como foi a entrevista de 27.04.2007 >
 
 

Toni Venturi - Cineasta, formado em cinema na Ryerson University no Canadá. Proprietário da Olhar Imaginário, nos últimos dez anos, produziu e dirigiu cinco longas-metragens, três documentários, duas ficções, e diversos filmes para televisão, premiados e elogiados pela crítica. Na TV, lançou o documentário longa-metragem: Rita Cadillac, A Lady do Povo.

confira como foi a entrevista de 20.08.2007 >
 
 

Tuna Dwek - Atriz, formada em Ciências Sociais pela PUC-SP e pela ECA-USP.No teatro foi dirigida por Jorge Takla, Odavias Petti, Iacov Hillel, Ruy Cortez, Augusto Francisco, Fernando Kinas. Na TV atuou nas mini-séries e especiais da TV Globo como: Um Só Coração e JK. Escreveu para a Coleção Aplauso da Imprensa Oficial do Estado.

confira como foi a entrevista de 14.05.2007 >
 
 

Tunga - Formado em arquitetura, o artista plástico dialoga com a literatura, poesia, filosofia, psicanálise e teatro. É um dos artistas brasileiros mais conhecidos no mercado internacional, tem obras expostas na América Latina, Europa e Estados Unidos.
A editora Cosac Naify lançou esse ano a Caixa Tunga, com sete volumes em distintos formatos sobre seus trabalhos criados a partir de 1990.

confira como foi a entrevista de 08.12.2008 >
 
 

Ubiratan Brasil - Jornalista, formado pela USP, editor assistente do Caderno 2 e crítico literário do jornal O Estado de S.Paulo.

confira como foi a entrevista de 29.06.2007 >
 
 

Valdir Cimino - Presidente fundador da Associação Viva e Deixe Viver dos Contadores de Histórias. Bacharel em Comunicação Social, especializou-se em Publicidade e Propaganda pela ESPM. Atualmente é vice-presidente de Responsabilidade Social da Associação Brasileira de Anunciantes, professor da FAAP e coordena o curso de Relações Públicas e MBA Responsabilidade Social.

confira como foi a entrevista de 08.06.2007 >
 
 

Vanessa Barbara - Jornalista, escritora e tradutora. Colaboradora da revista Piauí e escreve no almanaque virtual: A Hortaliça. Publicou: O livro amarelo do terminal e lançou ao lado do amigo e escritor Emilio Fraia: O verão do Chibo.

confira como foi a entrevista de 09.09.2008 >
 
 

Vera do Val - Escritora, recebeu o prêmio Jabuti na categoria Contos e crônicas, com o livro Histórias do Rio Negro. Formada em Biologia, nasceu em Campinas, é uma contista premiada em diversos concursos literários, entre eles o Concurso Nacional Cidade de Manaus de 2006. Outros títulos publicados são O Imaginário da Floresta e A Criação do Mundo e outras Lendas da Amazônia, todos pela editora Martins Fontes.

confira como foi a entrevista de 05.12.2008 >
 
 

Veronica Stigger - Doutora em história da arte, crítica de arte e professora universitária. O trágico e outras comédias é seu primeiro livro, e foi publicado antes em Portugal e depois aqui no Brasil. Alguns de seus contos foram traduzidos para o catalão, espanhol, francês e italiano. Gran cabaret demenzial é seu mais recente livro que encanta e atordoa leitores com sua narrativa alucinada e inteligente. No ano passado ela participou da FLIP e do Bogota 39.

confira como foi a entrevista de 06.06.2008 >
 
 

Veronika Vajda - Publicitária, formada em Londres pela Royal Society of Arts e pelo London Chamber of Commerce, foi colaboradora das revistas Propaganda e Marketing.
Nos últimos anos se dedica a projetos de livros com histórias de vida pessoais e livros álbuns pela Editora Jaboticaba, como o Fiquei Noiva! Um álbum só meu. Do noivado à lua-de-mel e um dirigido para adolescentes Eu e meu mundo – o scrapbook da garota teen.

confira como foi a entrevista de 09.12.2008 >
 
 

Vitor Ramil - Compositor e escritor. Ele se divide entre música, teatro e literatura. Ganhador do prêmio Tim com o disco Satolep sambatown, depois de lançar sete CDs, entre eles, Ramilonga que traz os primeiros conceitos da Estética do frio. Recentemente, ele participou da Flip após publicar o livro Satolep, anagrama de Pelotas, sua cidade natal. Antes disso, o compositor já havia publicado outro livro: Pequod.

confira como foi a entrevista de 15.08.2008 >
 
 

Vladimir Sacchetta - Profundo conhecedor da obra do escritor, verdadeiro “Lobatólogo”. Jornalista, produtor cultural e diretor da Companhia da Memória, ele é co-autor com Marcia Camargos do livro Monteiro Lobato: Furacão na Botocúndia, que ganhou o Jabuti e Livro do Ano em 1998.

confira como foi a entrevista de 17.09.2007 >
 
 

Walter Rodrigues - Estilista, é um dos mestres da alta costura brasileira,com clientes como: dona Marisa, atrizes, cantoras e mulheres especiais. Desfilou uma de suas coleções no Real Gabinete Português de Leitura.

confira como foi a entrevista de 17.05.2007 >
 
 

Wellington Nogueira - É ator, formado pela Academia Americana de Teatro Dramático e Musical de Nova Iorque. A partir de 1988 passou a integrar o elenco da Big Apple Circus Clown Care Unit, programa pioneiro em levar palhaços profissionais especialmente treinados para visitar crianças hospitalizadas

confira como foi a entrevista de 26.03.2007 >
 
 

William Nacked - Diretor geral do Instituto Brasil Leitor. Organização através da qual criou o projeto Embarque na Leitura, colocando bibliotecas com acesso gratuito para usuários do metrô de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. O IBL montou bibliotecas para funcionários da Usiminas Cosipa e Rio Negro; responsável pela recuperação do patrimônio histórico da Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema.

confira como foi a entrevista de 23.04.2007 >
 
 

William Pereira - Pianista, formado em direção teatral pela Escola de Comunicação e Artes da USP e em direção operística, em Londres. Há mais de 20 anos atua nos meios teatrais e na produção de óperas: ora fazendo direção, ora fazendo cenografia, ou trilhas sonoras, ou figurinos. Ou tudo ao mesmo tempo.

confira como foi a entrevista de 23.03.2007 >
 
 

Wolfgang Bader - Diretor do Goethe-Institut São Paulo e para a América do Sul. Coordena o projeto Litrix que incentiva e ajuda na tradução de novos autores alemães para a nossa língua. Formado em letras e línguas neolatinas, estudou francês, espanhol, história e filosofia, nas universidades de Colônia e Sevilha; com doutorado na Universidade de Mainz. Foi professor e trabalhou ensinando idiomas e divulgando a cultura e a língua alemã. Ele tem publicações sobre questões interculturais, relações entre as literaturas da Europa com o mundo e língua alemã.

confira como foi a entrevista de 13.12.2007 >
 
 

Yael Steiner - Uruguaia, formada em publicidade pela FAAP. Foi produtora de filmes publicitários entre 1992 e 1997. Foi sócia da Pix Studio, onde produziu diversas campanhas fotográficas para clientes nacionais e internacionais. Ela montou a empresa: Yael Steiner Marketing Cultural. Atualmente, é CEO do Centro da Cultura Judaica.

confira como foi a entrevista de 18.08.2008 >
 
 

Yudith Rosenbaum - Psicóloga, formada pela PUC e professora de literatura brasileira da USP. Já atuou como orientadora educacional e analista em consultório particular. Atualmente, desenvolve pesquisa na interface da psicanálise com a literatura, estudando Guimarães Rosa. Publicou: Manuel Bandeira: Uma Poesia da Ausência, Metamorfoses do Mal: Uma Leitura de Clarice Lispector, Clarice Lispector e O Livro do Psicólogo.

confira como foi a entrevista de 02.09.2008 >
 
 

Yvoty Macambira - Artista plástica, formada pela FAAP e doutora em artes pela USP. Ganhadora de diversos prêmios em vários salões de arte brasileiros. Pesquisadora, tem seus textos e ensaios sobre arte registrados em diversas publicações. É professora do curso de pós-graduação em Desenho Industrial da Unifran, em Franca e criadora de objetos de design para o Estúdio Cumaru.

confira como foi a entrevista de 10.12.2007 >
 
 

Zeca Camargo - Jornalista, formado em administração pela FGV e publicidade pela ESPM. Trabalhou na Folha de S.Paulo, MTV e TV Cultura. Desde 1996 integra o Fantástico. Suas entrevistas? Madonna, Björk, Nirvana e Sex Pistols, entre outros. Publicou: De A-ha a U2; 1000 Lugares fantásticos no Brasil; A Fantástica volta ao mundo e o mais recente: Novos Olhares.

confira como foi a entrevista de 28.03.2008 >
 
 

Zizi Possi - Cantora e compositora, dona de uma linda voz e grande repertório, Zizi dispensa apresentações. Quem não se emocionou com Asa Morena, A Paz e interpretações? Ela gravou inúmeros Cd’s: Flor do Mal; Um Minuto Além; Sobre Todas as Coisas; Per Amore e Para Inglês Ver... E Ouvir, registrado em DVD e o primeiro ao vivo na carreira de Zizi.

confira como foi a entrevista de 12.05.2008 >
 
 
confira todas as semanas do programa:

::2009::

| 23-27.mar | 16-20.mar | 09-13.mar | 02-06.mar | 23-27.fev | 16-20.fev | 09-13.fev | 02-06.fev | 26-30.jan | 19-23.jan | 12-16.jan | 05-09.jan | 29.dez-02.jan |


::2008::
| 22-26.dez | 15-19.dez | 08-12.dez | 01-05.dez | 24-28.nov | 17-21.nov | 10-14.nov | 03-07.nov | 27-31.out | 20-24.out | 13-17.out | 06-10.out | 29.set-03.out | 22-26.set | 15-19.set | 08-12.set | 01-05.set | 25-29.ago | 18-22.ago | 11-15.ago | 04-08.ago | 28.jul-01.ago | 21-25.jul | 14-18.jul | 07-11.jul | 30.jun-04.jul | 23-27.jun | 16-20.jun | 09-13.jun | 02-06.jun | 26-30.mai | 19-23.mai | 12-16.mai | 05-09.mai | 28.abr-02.mai | 21-25.abr | 14-18.abr | 07-11.abr | 31.mar-04.abr | 24-28.mar | 17-21.mar | 10-14.mar | 03-07.mar | 25-29.fev | 18-22.fev | 11-15.fev | 04-08.fev | 28.jan-01.fev | 21-25.jan | 14-18.jan | 07-11.jan | 31.dez-04.jan |

::2007::
| 24-28.dez | 17-21.dez | 10-14.dez | 03-07.dez | 26-30.nov | 19-23.nov | 12-16.nov | 05-09.nov | 29.out-02.nov | 22-26.out | 15-19.out | 08-12.out | 01-05.out | 24-28.set | 17-21.set | 10-14.set | 03-07.set | 27-31.ago | 20-24.ago | 13-17.ago | 06-10.ago | 30.jul-03.ago | 23-27.jul | 16-20.jul | 09-13.jul | 02-06.jul | 25-29.jun | 18-22.jun | 11-15.jun | 04-08.jun | 28.mai-01.jun | 21-25.mai | 14-18.mai | 07-11.mai | 30.abr-04.mai | 23-27.abr | 16-20.abr | 09-13.abr | 02-06.abr | 26-30.mar | 19-23.mar | 12-16.mar | 05-09.mar | -.mar


 
   
 
Apoio: Fracto
 
©2007-2008 Mona Dorf / Rádio Eldorado
Todos os direitos reservados